Categoria terá calendário próprio em 2009

A Fórmula-3 Sul-Americana, principal categoria de base do automobilismo brasileiro, passará por grandes mudanças na temporada 2009, a começar pela disputa das provas de forma independente, em um calendário próprio que será anunciado em breve.

Em 2008, a categoria de monopostos dividiu o calendário com a GT3 e a Copa Clio. Já este ano, a F-3 terá duas novas categorias de base como preliminares de cada etapa do campeonato: a Fórmula Universitária (F-U), que fará sua estréia no automobilismo brasileiro, e a Fórmula-3 Light, que ressurge com o objetivo de preparar o piloto e ser a categoria de acesso à F-3 principal.

“Tivemos grandes avanços em 2008, e que se refletiram nas novidades que teremos este ano. Agradecemos o apoio e a parceria da SRO, promotora da GT3, com a qual dividimos o calendário no ano passado, o que foi muito importante para a Fórmula-3”, explica Dilson Motta, sócio-diretor da 63MKT, empresa responsável pela gestão da categoria.

Fórmula Universitária (F-U)

A Fórmula Universitária (F-U) terá como principal objetivo servir de categoria-escola do automobilismo brasileiro, complementando a formação dos pilotos e dando a eles o preparo necessário antes de ingressar na Fórmula-3 Light, categoria que dará acesso à F-3 Sul-Americana.

A nova categoria contará com a participação de pelo menos dez universidades brasileiras, envolvendo alunos e professores de diversos cursos, que atuarão no preparo dos carros e pilotos, seguindo a mesma metodologia de uma equipe tradicional do automobilismo. Em cada etapa, além dos pilotos, as universidades vão competir entre si e receber pontos por desempenho de acordo com métricas desenvolvidas pela organização da categoria.

“A idéia é envolver estas pessoas direta ou indiretamente na competição, permitindo que conheçam na prática tudo o que aprenderam em sala de aula. Alunos de diversos cursos poderão participar, desde engenharia mecânica e informática até áreas como nutrição, marketing e jornalismo. Todos estarão envolvidos na rotina de uma equipe de automobilismo, antes, durante e depois de cada corrida. A participação dos alunos e professores será fundamental para o desempenho dos pilotos nas pistas”, diz Dilson Motta.

Um dos diferenciais da F-U está também no desenvolvimento de ações sociais, em benefício não só dos pilotos como também da população carente das regiões onde se localizam os autódromos usados em cada disputa.

Fórmula-3 Light

Depois de três anos ausente do calendário, a Fórmula-3 Light ressurge com os mesmos carros usados pela categoria principal em 2008 (modelo F-301). No total, serão 18 chassis Dallara, equipados com o motor Berta-Ford, tendo sua potência reduzida em mil giros para facilitar o processo de aprendizado de cada piloto. A caixa de câmbio terá apenas uma relação de marchas e os pneus terão um composto mais duro, garantindo um desgaste menor.

Os pilotos serão escolhidos livremente pelas equipes e a idéia é que, a partir de 2010, pelo menos três deles serão oriundos da Fórmula Universitária, para garantir o ciclo de aprendizagem do piloto desde a época em que ele sai do kart.

“Já nesta temporada, esperamos contar com a participação de outros pilotos da América do Sul, da Europa ou dos Estados Unidos, todos na faixa entre 17 e 19 anos”, explica Dilson Motta.

No final do campeonato, os três primeiros colocados na classificação geral terão seu ingresso facilitado na Fórmula-3 em 2010, com um pacote de descontos. Outras formas de premiação estão sendo estudadas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.