Enquanto a maioria dos pilotos brasileiros aproveita a proximidade das festas de fim de ano para descansar, o paulista Rafael Suzuki (SV Labs) segue trabalhando duro. Esta semana ele está em Valencia, na Espanha, participando de testes coletivos preparatórios para a temporada 2009 da Fórmula 3 Alemã. “Os treinos estão sendo muito bons, encontramos um ótimo equilíbrio para o carro. Fomos os mais rápidos entre os que competem na Alemanha”, explica o piloto que em 2008 ficou com o sétimo lugar em sua estréia na competição, uma das mais importantes da categoria em todo o mundo.
Ao todo 31 carros dos campeonatos Europeu, Alemão, Inglês, Italiano e Espanhol de F3 estiveram na pista espanhola. “Com tantos carros andando a pista fica mais emborrachada e ajuda ainda mais nos resultados”, afirma Rafael Suzuki. O piloto da Performance Racing foi o sétimo colocado entre todos os competidores nesta semana, mas o mais rápido no equipamento e regulamento do Campeonato Alemão, e ficou bastante satisfeito com os resultados. “A prova de que estamos bem é o fato de estarmos virando igual aos carros da Euroseries, que usam o chassi de 2008 que é mais moderno e teoricamente mais rápido que o nosso, de 2007. Já os carros da F3 Inglesa estão velozes porque os pneus Avon são bons e rendem melhor no frio”, explica. A temperatura variou entre 7 e 8 graus na pista.
Melhor representante da Opel na temporada 2008, Suzuki destaca que o bom resultado na pista de Valencia foi alcançado pelo excelente acerto de chassi e suspensões, que compensou a falta de potência do propulsor alemão. “O bom equilíbrio ajuda na deficiência do motor, pois somos em média 15km/h mais lentos em velocidade final de reta”, assegura. O titular da SV Labs espera aproveitar ainda mais os treinos e compensar a dificuldade que teve este ano por não realizar a pré-temporada. “O carro ainda está evoluindo e tem muito potencial para ser extraído antes da primeira corrida”, completa o piloto, que pretendo continuar na Performance Racing em 2009, quando o time sueco passará a representar a Volkswagen e, por isso, deverá ter um grande ganho de rendimento.