Nelson Merlo e Pedro Enrique decidem título em SP

A partir do próximo sábado, dia 29 de novembro, o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, será palco do encerramento da 22ª temporada da Fórmula-3 Sul-Americana, categoria reconhecida como formadora de grandes talentos do automobilismo da América do Sul. Este ano, a decisão do campeonato terá os jovens pilotos Nelson Merlo (RC3 Bassani) e Pedro Enrique (Cesário Fórmula) na disputa pelo título, separados por apenas seis pontos na tabela de classificação geral.

A disputa na última etapa do campeonato só será possível graças ao excelente trabalho de Pedro Enrique na etapa de Curitiba, realizada nos dias 15 e 16 de novembro. O piloto, de 20 anos, tinha como objetivo reduzir a desvantagem de 15 pontos em relação ao líder, Nelson Merlo, e conseguiu.

Agora, mesmo com apenas seis pontos de diferença na classificação, Pedro diz que a disputa não será fácil, mas demonstra confiança suficiente quanto ao que poderá acontecer.

“Este ano, tive dois bons resultados em Interlagos, assim como o Nelson. Venci duas vezes nessa pista e ele também. Por isso, acho que será uma disputa bem difícil. Mas eu tinha uma diferença de 15 pontos e cheguei aqui com 6, provando que não tenho nada a perder e que posso lutar até o fim por esse título”, diz Pedro.

Para o também paulista Nelson Merlo, de 25 anos, alguns circuitos acabaram contribuindo para que ele virasse o jogo a seu favor e chegasse à liderança do campeonato, ajudado também pelas sete vitórias consecutivas que obteve nas quatro últimas etapas duplas.

“Eu já conhecia bem as pistas, mas os acertos usados pelas outras equipes também me favoreceram de alguma forma. Em Brasília e em Curitiba não fomos bem, mas nas outras acabamos nos igualando e acredito que em Interlagos não deverá ser diferente”, diz Merlo.

Toda essa confiança se baseia na experiência que Merlo obteve ao disputar três decisões de campeonato em Interlagos, sendo duas na Fórmula São Paulo – que é disputada apenas nessa pista – e uma na Fórmula Renault. “De certa forma, acho que o conhecimento que tenho de Interlagos poderá me ajudar bastante no fim-de-semana”, conclui o piloto.

A primeira rodada da última etapa da Fórmula-3 Sul-Americana será disputada no sábado e a segunda no domingo. Se o campeonato terminar empatado nos pontos, o título ficará nas mãos de Nelson Merlo, por ter mais vitórias em relação a Pedro (oito contra cinco até o momento).

Balanço positivo

Após oito etapas duplas, disputadas em seis cidades nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a temporada de 2008 da F3 Sul-Americana chega a um momento bastante positivo para pilotos e equipes. Isto só foi possível graças ao trabalho de revitalização feito pela 63MKT, nova gestora da categoria desde abril de 2008, sob um contrato de cinco anos com a Confederação Desportiva Sul-Americana de Automobilismo (Codasur). O objetivo é trazer de volta o prestígio de outros tempos, quando a categoria era considerada a principal porta de entrada para a formação de pilotos recém-saídos do kart.

“No início do ano, encontramos a F-3 em um momento bastante crítico, esquecida e sem nenhum apoio. Nosso papel aqui foi arrumar a casa, corrigindo o que estava errado, e iniciar um trabalho completo, investindo na profissionalização e na busca de novos patrocinadores”, diz Dilson Motta, sócio-diretor da 63MKT.

O empresário ressalta que isso foi só o começo e que ainda há muito trabalho a ser feito nos próximo quatro anos. “Temos conversado com diversas pessoas e empresas que têm interesse em investir na Fórmula 3, o que inclui novidades que serão colocadas em prática a partir de 2009”, explica Motta.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.