A italiana Dallara, uma das principais fabricantes de carros de competição do mundo, fornecerá os novos chassis para a Fórmula 3 Sul-americana. O atual modelo, ano 2001, será substituído pelo recém fabricado F-309, o mesmo utilizado na F-3 Inglesa, uma das portas de entrada para categorias de ponta do automobilismo, como a F-1 e a Fórmula Indy.
O investimento para aquisição dos 22 chassis gira em torno de 2 milhões de euros. Os novos carros, que já virão adaptados para o motor Berta-Ford, devem chegar ao Brasil até o final deste ano. No entanto, as equipes só poderão iniciar os testes a partir de janeiro de 2009, para que todos os inscritos na próxima temporada tenham igualdade de condições.
Para 2009, a F-3 mais veloz do mundo deve ganhar ainda mais em termos de desempenho. A estimativa feita pela fabricante italiana é de que em um trecho como a primeira curva do Autódromo de Brasília – aonde os carros atuais chegam a 170 km/h – o novo modelo possa alcançar os 190 km/h.
“A atualização tecnológica dos carros da F-3 Sul-americana é mais um passo fundamental para o fortalecimento de uma categoria cujo objetivo é a formação de pilotos e equipes. Além do ganho em performance, o fato de termos o mesmo equipamento utilizado na F-3 Inglesa será fundamental para adaptação dos pilotos que forem correr lá fora, visto que na Inglaterra a Dallara fornece a maior parte dos chassis da F-3”, explica Dílson Motta, sócio-diretor da 63MKT.
“É uma satisfação para a Dallara continuar como fornecedora oficial da Fórmula 3 Sul-americana. Pude conferir pessoalmente na etapa de Brasília o excelente nível técnico da competição, assim como sua organização, que vem contribuindo muito para o sucesso da F-3 na América do Sul. Esperamos dar também nossa contribuição oferecendo tecnologia de ponta e suporte técnico às equipes”, afirma Jos Claes, engenheiro-chefe da Dallara.