A Pirelli acaba de renovar até 2011 o contrato de patrocínio com a Fórmula 3 Sul-americana, principal categoria de base do automobilismo no continente. O contrato vale pelo prazo de três anos, prevê o fornecimento de 2.500 jogos de pneu por temporada e envolverá uma equipe com mais de 30 profissionais da companhia. Com uma longa história de parceria com a F-3, que soma mais de 13 anos, a fabricante continua equipando todos os carros da categoria.
Na atual temporada, foram utilizados pneus com dois tipos de compostos. As três primeiras etapas foram disputadas com o composto macio. A partir da 4ª etapa, em Interlagos, o campeonato passou a utilizar o pneu com o composto endurance – Pzero 225/40 R13 (dianteiro) e Pzero 265/540 R13 (traseiro), numa decisão conjunta entre chefes de equipe, Codasur e Pirelli. A fornecedora de pneus estuda a possibilidade de desenvolver um novo composto intermediário, já para estréia na temporada 2009, quando a categoria correrá com novos chassis, os mesmos utilizados pela F-3 na Europa.
“É uma satisfação para a Pirelli poder novamente contribuir com uma categoria tão importante para o automobilismo como a F-3. Por conta da experiência adquirida no trabalho com diversas modalidades esportivas, a Pirelli está em constante aperfeiçoamento técnico, por meio de testes de desempenho e utilização de novas matérias-primas, com o intuito de proporcionar cada vez mais competitividade aos pilotos”, explica Fábio Lopes, Gerente de Produto e Marketing da Pirelli.
A marca italiana iniciou a sua história de tradição em competições há mais de 100 anos, quando disputou o Rally Paris-Pequim pela primeira vez, em 1907. Atualmente a Pirelli participa de mais de 20 competições nacionais e internacionais, no automobilismo e motociclismo. Os dados obtidos nas pistas contribuem para a evolução do produto que chega até o consumidor final.
“O próximo ano será definitivamente um divisor de águas na história da Fórmula 3 Sul-americana, no qual a categoria atingirá outro patamar de crescimento. É fundamental o apoio de uma marca como a Pirelli, que agrega sua tecnologia e capacidade produtiva para oferecer à F-3 o melhor tipo de pneu, um item de extrema importância e que faz toda a diferença na formação de um piloto”, afirma Dílson Motta, sócio-diretor da 63MKT, gestora da Fórmula 3 Sul-americana.