A adaptação aos novos pneus de composto mais duro que estrearam na rodada dupla anterior, em Interlagos, ainda persiste no Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. Neste fim de semana, o líder do torneio, Pedro Enrique, revelou que as equipes trabalham para ajustar a suspensão dos Dallara F301/Berta às características dos novos Pirelli. “Normalmente, um pneu de competição apresenta um pico de performance, que é a sua volta mais rápida, quando o piloto aproveita para tentar cravar a pole. Isso ainda não está acontecendo com este pneu”, explicou. “Seu composto mais duro provavelmente é o motivo dessa diferença. Atualmente, temos umas três voltas ligeiramente melhores que as demais. Em Interlagos, por exemplo, a melhor volta aconteceu somente no sexto giro – quando o normal é na segunda ou terceira volta, no máximo. Então, estamos tentando calibrar a suspensão para encontrar esse ponto de equilíbrio que nos dê uma volta de qualidade muito superior. Isso é fundamental nas tomadas de tempo”, detalha Pedro Enrique.
A adaptação do carro aos pneus também afeta outros aspectos. “De outro lado, o novo pneu é bem mais constante que o anterior: suas voltas são sempre muito próximas, o que é bom. Em corrida, temos menos aderência nas freadas e também no contorno de curva. Daí os números menos expressivos em termos de tempo de volta”, explica Pedro. “Então o piloto também tem que mudar seu estilo, é preciso adaptar a ‘tocada’ às características do pneu”.
Pedro Enrique explica ainda que essa alteração pode afetar a briga pelo título. “É uma situação idêntica para todos os pilotos, mas muitos já estão na categoria de anos anteriores e agora estão experimentando uma mudança brusca no comportamento do carro como um todo”, diz ele. “Então, a questão do pneu passou a ser um desafio técnico extra para pilotos e equipes. No início, em média, os tempos pioraram dois segundos por volta. Agora já perdemos bem menos, cerca de um segundo. Isso é sinal que todos estão evoluindo. E para os pilotos é algo bem interessante, pois teremos muitos tipos de pneu diferentes pela frente ao longo de nossas carreiras”.