Após quase dois meses de inatividade os competidores da Fórmula 3 Alemã voltam às pistas neste fim de semana (02 e 03/08). A rodada dupla valida pelas nona e décima etapas da competição acontece no circuito de Assen, na Holanda. É o único evento fora da Alemanha de toda a temporada. “Para essas provas o meu objetivo é melhorar a minha colocação no campeonato e tentar diminuir a diferença para os líderes. Se tudo der certo, espero brigar por um lugar no pódio”, conta o brasileiro Rafael Suzuki (SV Labs), que ocupa a sétima colocação no campeonato.
Apesar de ter objetivos ousados, Rafael Suzuki sabe que não terá vida fácil. Vai ser a primeira vez que ele e a equipe Performance Racing vão correr em Assen. “As únicas informações que temos são alguns simples dados fornecidos pela Opel, que faz os motores do meu carro”, afirma. O piloto garante que nesse tipo de situação não há segredo, só existe um caminho a seguir. “Não há muito que fazer. Temos que aproveitar a única sessão de treinos livres que vai ter antes da classificação para reunirmos o maior número de dados possíveis. É uma desvantagem, claro, mas paciência”, lamenta.
Durante esse período todo longe das pistas, Rafael não ficou parado e trabalhou o máximo possível para não sentir a falta de atividade. “Eu mantive minha preparação física e mental em dia, além de ter andado algumas vezes de kart”, conta. No entanto o titular da SV Labs não viu com bons olhos a pausa no campeonato. “Pra mim é ruim. Muitos testaram nessas semanas, e por falta de recursos, nós não”, lembra o piloto que faz sua primeira temporada na Alemanha.
A única preparação que Suzuki teve com seu Dallara F307/Opel foi na quinta-feira da semana passada, quando ele andou na Inglaterra. “Nós testamos em Donignton, tentando evoluir o carro e me dar também tempo de pista depois das semanas sem pilotar”, explica. Nesta corrida o brasileiro terá como companheiro de equipe o piloto Adderly Fong, natural da ilha de Hong Kong.