O paulista Mario Romancini venceu neste sábado a 11ª etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR). Foi a segunda vitória do piloto da Cesário Fórmula em seu ano de estréia na categoria, e a terceira dobradinha do time na temporada – já que a segunda colocação na prova de hoje ficou com o mineiro Clemente Faria Jr.
“Foi uma corrida ótima. Meu carro se comportou muito bem desde o início, e consegui passar o (Daniel) Landi no Curvão logo depois do segundo safety car. Daí em diante, procurei manter o ritmo e estou muito feliz com esse resultado”, declarou Romancini, que dedicou a vitória ao avô após o pódio. “Meu avô é paranaense e, por isso, gostaria muito de vencer uma corrida aqui. Passei perto da vitória nas etapas de Curitiba, e felizmente o resultado veio em Londrina”, acrescentou o piloto.
Mesmo sem ter disputado as duas primeiras corridas do ano, Romancini ocupa a vice-liderança na classificação geral com 60 pontos. Clemente Faria se manteve na liderança do campeonato, com 82 pontos. Embora tenha descontado somente dois pontos em relação ao líder, o vencedor deste sábado abriu 19 pontos de vantagem para o terceiro colocado, Fernando Galera, e comemorou a conquista.
“Para o campeonato o resultado foi bom, em especial porque pude ampliar a vantagem para o Galera. Saindo na primeira fila, eu sabia que seria difícil vencer se não pulasse na frente na largada, e quando fechei a primeira curva em segundo pensei que seria difícil chegar à vitória. Mas consegui aproveitar o momento certo para ganhar a liderança e pude seguir para a vitória. Valeu demais”, disse Romancini.
Daniel Landi, que largou na primeira posição, terminou a prova em quarto, com problemas de câmbio. A prova deste sábado foi marcada por dois acidentes. Felipe Ferreira acertou o muro na segunda volta e provocou a entrada do carro de segurança. O acidente mais grave da etapa, no entanto, ocorreu na sétima volta, quando Dennis Navarro passou reto pelo Curvão e acertou a lateral do carro de Rodolpho Santos. O choque foi tão forte que chegou a furar o monocoque de fibra de carbono. Os pilotos, no entanto, nada sofreram.
O resultado completo da 11ª etapa da Fórmula 3 Sul-Americana é o seguinte:
1) Mario Romancini, 22 voltas em 30min45s452
2) Clemente Faria Jr., a 1s778
3) Felipe Guimarães, a a 9s663
4) Daniel Landi, a 11s226
5) Douglas Hiar, a 11s955
6) Nathan Silva, a 13s130
7) Fernando Galera, a 13s326
8) Rick Rosin, a 13s936
9) Fabio Beretta, a 14s511
10) Rafael Suzuki, a 20s777
11) William Starostik, a 1 volta
12) Rodolpho Santos, a 13 voltas
13) Denis Navarro, a 13 voltas
14) Leonardo Cordeiro, a 18 voltas
15) Felipe Ferreira, a 21 voltas