Roberto Streit (Perkons) conquistou sua quarta vitória na temporada 2007 ao vencer, neste sábado (04), a 11ª etapa da F3 Japonesa, realizada no circuito de Autopolis (JAP). Com o resultado, o piloto da equipe Inging Motorsport assume a liderança isolada do campeonato, com 167 pontos contra 154 do inglês Oliver Jarvis.
O dia foi cansativo para os pilotos. Pouco antes da corrida, foi definido o grid de largada para a rodada tripla deste fim de semana. As tomadas de tempo, que seriam realizadas na sexta (03), foram transferidas para hoje devido às más condições climáticas.
Com a pista seca, Streit conquistou a pole na primeira sessão classificatória. “O carro não estava perfeito, mas, como não tivemos testes no seco, todos estavam meio no escuro e eu consegui a pole na última volta”.
Na segunda tomada de tempo, referente à 12ª etapa que acontece neste domingo, o brasileiro acabou sendo prejudicado por um erro dos mecânicos. Ele parte da primeira fila ao lado do japonês Kazuya Oshima, que ficou com a pole.
“Como o carro estava um pouco dianteiro, a intenção era colocar mais asa na frente e menos atrás, mas os mecânicos se confundiram e acabaram colocando mais asa na frente e atrás também. Resultado: o carro estava pior do que na primeira classificação. Mesmo assim consegui um bom tempo, ficando somente 0,2s atrás do Oshima”, comentou o piloto de 23 anos.
E completou: “No treino classificatório para a 13ª etapa, fizemos as mudanças necessárias e, aparentemente, o carro estava bom, mas acabei batendo antes mesmo de fechar uma volta. Ainda não sei o porquê da batida, pois entrei em uma curva, onde o carro sempre é dianteiro, da mesma forma que eu tinha feito na volta anterior e ele simplesmente rodou antes mesmo de eu sair da pista. Pode ter sido alguma falha mecânica ou o vento, pois estava bastante forte. De qualquer forma, por não saber o que causou o acidente acabei por sustentar que a culpa foi minha”, lamentou Streit. A pole ficou mais uma fez com Oshima.
Depois da batida, o carro ficou com as duas suspensões direitas (dianteira e traseira) destruídas e os mecânicos conseguiram consertá-lo cinco minutos antes da abertura dos boxes. Isso tornou a prova ainda mais complicada para o carioca. “Disputei a corrida com o carro fora de alinhamento e o shiftcut (botão usado para cortar o motor nas trocas de marcha) não funcionava. Fiz uma boa largada, mantive a ponta, e tentei controlar a corrida. Embora o carro estivesse bastante dianteiro nas curvas para esquerda, consegui me manter na frente e vencer mais uma”, comemorou Streit.
Veja os dez primeiros colocados na 11ª etapa do campeonato japonês:
1. Roberto Streit (BRA) – Inging Motorsport – 24min41s820
2. Oliver Jarvis (GB) – Tom’s – 24min43s551
3. Kasuya Oshima (JAP) – Tom’s – 24min45s043
4. Takuya Izawa (JAP) – Honda Real – 24min58s368
5. Koodai Tsukakoshi (JAP) – Honda Real – 24min59s515
6. Hiroaki Ishiura (JAP) – Tom’s – 25min00s709
7. Yuhi Sekiguchi (JAP) – NWM – 25min03s668
8. Hironobu Yasuda (JAP) – Threebond – 25min05s316
9. Yuki Nakayama (JAP) – Toda Racing – 25min08s558
10. Kooki Saga (JAP) – Le Beausset – 25min16s408