A disputa pelo título da Fórmula 3 Sul-Americana ficou restrita a apenas dois pilotos após a 15ª e penúltima etapa da temporada, disputada neste domingo (26) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com um segundo lugar obtido na manhã de hoje, o baiano Luiz Razia (Razia Sports / Cia Athletica) chegou a 89 pontos na classificação geral e abriu seis de vantagem para o segundo colocado, Mario Moraes (Bassan Motorsport), que recebeu a bandeirada final em quinto.
Diego Nunes (Bassani Racing), que estava na briga a nove pontos do líder antes da prova começar, teve problemas de motor e terminou em sétimo, dando adeus à disputa. A vitória ficou com o mineiro Clemente Faria Jr., que subiu ao alto do pódio pela segunda vez consecutiva e agora briga pelo terceiro lugar no campeonato. Ele tem 65 pontos, contra 74 de Nunes. Nelson Merlo (Piquet Sport) completou o pódio.
“Essa corrida foi ótima para o campeonato porque consegui abrir mais quatro pontos de vantagem e preciso agora de um quinto lugar para chegar ao título”, analisou Razia. “Largo em terceiro na corrida final, que será disputada ainda hoje, e espero ao menos manter essa posição para ser campeão. Vamos fazer uma boa revisão no carro nesse intervalo, para diminuir a chance de uma quebra, e vou correr pensando em marcar os quatro pontos que faltam para confirmar o título”, declarou o piloto.
Apesar de ter colocado uma das mãos na taça, Razia segue com cautela para a última corrida do ano – que começa às 16h38 de hoje –, já que sua situação volta a se complicar caso ele não receba a bandeirada final e Moraes chegue na primeira ou na segunda posição. Por isso, garante que embora seu objetivo seja o de encerrar o ano com uma vitória, não vai perder o foco da disputa principal. “Na primeira prova de hoje larguei na pole position e queria muito a vitória, mas aliviei na disputa com o Clemente na primeira curva justamente para não estragar minha corrida. Na final, o pensamento será o mesmo”, completou.
Para ser campeão independente do resultado de seu adversário direto, Razia precisa terminar a 16ª corrida do ano da quinta posição em diante. Caso Moraes não chegue ao menos na segunda posição, o piloto baiano fica com o título mesmo que não marque pontos. O resultado completo da 15ª corrida do ano é o seguinte.
1º) Clemente Faria Jr (Bra), 19 voltas em 30:32.297 (média de 160.85 km/h)
2º) Luiz Razia (Bra), a 1.815
3º) Nelson Merlo (Bra), a 2.499
4º) Bia Figueiredo (Bra), a 3.113
5º) Mario Moraes (Bra), a 5.042
6º) Fabio Beretta (Bra), a 5.411
7º) Diego Nunes (Bra), a 5.872
8º) Fernando Galera (Bra), a 8.000
9º) Lú Boesel (Bra), a 12.560
10º) Paulo José (Bra), a 17.884
11º) Pedro Ferreira (Bra), a 2 voltas
12º) Willian Starostik (Bra), a 10 voltas
13º) Allan Helmeister (Bra), a 15 voltas
Melhor Volta: Clemente Faria Jr, 1:31.719