A missão não é das mais fáceis, mas o paulista Diego Nunes (Chocolates Garoto/Aura), de 19 anos, diz que a disputa pelo título do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 está em aberto e que pelo menos seis nomes têm condições técnicas de terminar o ano entre os líderes. “Há dois pilotos um pouco isolados no momento, com 51 e 50 pontos, mas ainda temos nada menos que 70 pontos em jogo até o final do ano”, diz Diego, referindo-se aos atuais líder e vice, o paulista Mário Moraes (Votorantin) e o baiano Luiz Razia (Razia Sports), respectivamente. Diego é o terceiro na tabela, empatado com a também paulista Bia Figueiredo (WebMotors/Bardhal/Samsung/Puma), com 33 pontos.
“Não podemos esquecer que o nível da competição é alto e, por isso, tudo pode acontecer, desde a vitória até mesmo não pontuar. O Marinho (Moraes) não completou três corridas; o Razia, quatro, e eu, quatro. Nós não pontuamos nestas provas. Então, a definição do título ainda está longe”, conclui o piloto da equipe Bassani Racing.
Faltando sete etapas até o encerramento da temporada, Diego aponta, além dele próprio e de Bia Figueiredo, o paulista Nelson Merlo (Piquet Sports) e o mineiro Clemente Faria Júnior (CBM/RM Sistemas/Oi) como nomes que podem vencer corridas e ameaçar a liderança. Merlo e Faria somam 30 pontos cada.
Mais uma incógnita – No próximo fim de semana, a F-3 Sul-Americana disputará uma rodada dupla no circuito gaúcho de Tarumã (na região da Grande Porto Alegre), valendo pela 10ª e a 11ª etapas. A pista é considerada a mais veloz do país e marcará a estréia dos pneus especiais para traçados rápidos fabricados pela fornecedora oficial da categoria, a Pirelli. “Esse é mais um ingrediente que adiciona certa incerteza à disputa”, observa o engenheiro Eduardo Bassani, que dirige a equipe Bassani Racing. “Nos testes que fizemos em Interlagos (SP), os carros foram cerca de três segundos mais lentos com esta nova especificação de pneus. Ou seja, teremos que adaptar muita coisa no acerto e na pilotagem para andar rápido em Tarumã”, conclui Bassani. Dessa forma, a F-3 utilizará em 2006 dois tipos de compostos de pneus. Com sua experiência, Bassani faz um prognóstico: “Com sete etapas ainda a serem realizadas, qualquer piloto que atualmente esteja na faixa dos 30 pontos está na disputa direta pelo título. De nossa parte, nossa equipe vai para a pista pensando só na vitória. Vamos brigar por este título”.
Em Tarumã, a F-3 participará do Renault Speed Show. O evento também reunirá rodadas duplas das categorias F-Renault, Copa Clio e Super Clio. A F-Renault e a F-3 entrarão na pista primeiro, já nesta quinta-feira. Elas realizarão dois treinos extra-oficiais visando a adaptação dos pilotos da F-3 aos novos pneus e dos pilotos novatos da F-Renault ao exigente traçado gaúcho. A categoria-escola treinará às 8h45 e às 10h15. Já o Campeonato Sul-Americano tem agendados treinos às 9h30 e às 11h00. Na parte da tarde, será iniciada a chamada programação oficial, às 12h30, com os treinos regulares para a Copa Clio.