Uma surpresa transformou em loteria as tomadas de tempo para o grid da primeira das duas etapas que o Campeonato Espanhol de Fórmula 3 realizará neste domingo em Valência. Pela primeira vez no fim de semana, a categoria entrou na pista logo após a GP2, que utiliza pneus incompatíveis com os empregados pela F-3. O resultado foi um festival de rodadas: “Parecia que estávamos andando no sabão. A borracha da GP2 impedia que os nossos pneus aderissem ao asfalto e muita gente desgarrando feio nas curvas. Eu passei perto de rodar várias vezes, mas consegui controlar”, resume o brasileiro Sérgio Jimenez, que faz sua estréia pela equipe Racing Engineering e era considerado um nome forte para brigar pelas primeiras filas do grid. “Eu e meu engenheiro fizemos o acerto apostando que a pista iria melhorar, ficar mais aderente, e aconteceu justamente o contrário. Meu Dallara/Toyota dançava nas freadas e nas curvas e acho que o sexto lugar até que foi um bom resultado”, explica.
O outro brasileiro que faz sua estréia na categoria, Carlos Iaconelli, até que obteve um bom resultado, uma vez que fechou sua inscrição para a prova na última hora. Com um Dallara/Toyota 306 da equipe Elide Racing, ele largará em nono. A pole position foi assinalada pelo argentino Ricardo Rissati, que está em sua quarta temporada na categoria.
A confusão causada pelo piso subitamente sem aderência também piorou os tempos de todos em praticamente um segundo e meio – algo notável, uma vez que o natural seria uma melhora nas marcas obtidas com o aprimoramento do acerto dos carros. “Praticamente todos os carros rodaram”, observa Jimenez. “Além disso, com a pista tão alterada, muita gente ficou mais do que devia no traçado, em uma tentativa meio desesperada para entender o que fazer para melhorar o acerto. Isso aumentou o tráfego na pista e prejudicou quem tentava uma boa volta. Foi o que aconteceu comigo: nas minhas duas melhores voltas, peguei carros lentos no traçado. Com certeza, eu poderia estar mais na frente. Mas tudo isso é coisa para se esquecer. Agora, nossa equipe tem que se concentrar em nossa estratégia de corrida.”
A tomada de tempos realizada neste sábado foi válida para a primeira etapa, que terá largada às 5h40 (horário de Brasília). O resultado desta prova valerá como grid para a segunda etapa, às 8h50, mas com um detalhe: a posição de largada dos seis primeiros será invertida. A rodada de Valência da F-3 Espanhola será exibida, às 10h50 deste domingo (sempre no horário de Brasília), pela faixa de esportes do canal por assinatura TVE Internacional, que tem em seu início o GP de hipismo a ser realizado em Madrid – a corrida será mostrada logo depois do fim desta atração.
O grid para a primeira etapa é este:
1) Ricardo Rissatti (ARG), Igi Tec, 1min32s077, média de 156,586 km/h
2) Marco Barba (ESP), equipe Campos Racing, 1min32s082
3) Roldan Rodriguez (ESP), Campos Racing, 1min32s122
4) Nicolas Prost (FRA), Racing Engineering, 1min32s361
5) Manuel Saez-Merino (ESP), GTA, 1min32s427
6) Sergio Jimenez (BRA), Racing Engineering, 1min32s528
7) Miguel Molina (ESP), Racing Engineering, 1min32s559
8) Nil Monserrat (ESP), Elide Racing, 1min32s698
9) Carlos Iaconelli (BRA), Elide Racing, 1min32s713
10) Arturo Llobell (ESP), GTA, 1min32s730