O brasileiro Roberto Streit, de 22 anos, está confiante para as duas primeiras etapas da F-3 Japonesa, que acontecem no próximo final de semana, 1º e 2 de abril, em Fuji. “Nosso objetivo é vencer o campeonato a qualquer custo. Estamos trabalhando duro para conquistar poles e o pódios”, afirmou o piloto.
Streit, que parte para a sua segunda temporada na categoria, acredita estar entre os cinco que, diante dos testes, demonstraram ter chances de ganhar corridas. “Vai depender muito de quem conseguir adaptar melhor o carro às condições da pista.”
Segundo ele, o circuito de Fuji não é fácil, tem uma característica única por ter retas muito longas e, por esse motivo, requer um acerto e um modo de guiar especiais e particulares. “É difícil achar o equilíbrio entre a velocidade final e o down force para fazer as curvas. Mas ao mesmo tempo, correr lá é sempre muito interessante pela facilidade de ultrapassagem que as longas retas proporcionam.”
Ainda assim, o carro teve boa performance nos testes coletivos. “Os quatro dias de testes que tivemos em Fuji no início do mês foram valiosos. Aprendemos muito e modificamos algumas coisas para melhorar o carro”.
Nos últimos treinos em Suzuka, o desempenho também foi satisfatório. No primeiro dia o piloto carioca, da Inging Motorsport, ficou com o quinto melhor tempo pela manhã e, à tarde, com chuva, fez a volta mais rápida. No segundo, o brasileiro se saiu ainda melhor: conquistou o terceiro tempo do dia.
“Tivemos a oportunidade de trabalhar bastante em cima do carro, por isso acredito que temos um grande potencial. O bom acerto de base e a utilização de pneus novos foram fatores relevantes. Além disso, tivemos a oportunidade de amaciar pastilhas, discos de freio e testar largadas”, adicionou.
A programação das primeiras etapas do campeonato terá início na próxima sexta-feira, 31, quando acontecem dois treinos livres. No sábado é dia dos classificatórios e da primeira etapa, que terá 15 voltas. Já no domingo, na 2ª etapa, os pilotos disputarão 21 voltas.
No total serão dezoito corridas, realizadas em nove finais de semana. Para a pontuação final serão descartados os quatro piores resultados. Os dez primeiros colocados marcam pontos e não há pontuação para a pole e a volta mais rápida.