Campeão por antecipação da Fórmula 3 Japonesa, o brasileiro João Paulo de Oliveira parte neste final de semana (22 e 23 de outubro) para a disputa da última rodada dupla da temporada 2005, no circuito Twin Ring Motegi, que foi palco também da etapa de abertura do certame.
Visando fechar o ano com chave de ouro, o piloto da Tom’s Toyota conta com um belo retrospecto no autódromo que também realiza provas da Indy Racing League, mas no traçado oval: em seis participações em dois anos, João Paulo conquistou cinco poles (duas em 2004 e três nesta temporada) e duas vitórias (uma em cada ano), sem contar que uma do ano passado foi retirada, após ter sido considerado culpado por um acidente com o japonês Taku Bamba.
“Estou indo a Motegi com o objetivo de ganhar novamente. Foi lá que comecei o ano vencendo e quero terminar da mesma forma, no lugar mais alto do pódio”, destacou o piloto brasileiro mais bem sucedido no exterior, com sete vitórias, oito pole positions e nove voltas mais rápidas em 18 corridas disputadas até o momento.
Sobre o circuito japonês, composto por 11 curvas em sua extensão de 4.801 metros, o campeão antecipado da categoria nipônica diz gostar de seu traçado. “O circuito de Motegi me agrada muito. É uma pista longa, de quase cinco quilômetros e tem bastante variação de curvas, rápidas e lentas, como a curva nove, que é um hairpin, seguido de uma longa reta”, completou o representante do Brasil na categoria, ao lado do carioca Roberto Streit.