Valério: “Preparo físico pode definir a corrida”

Uma pista veloz, com curvas de alta velocidade, voltas curtas e sem reta para descanso. Todos esses fatores tornam a oitava rodada dupla da Fórmula-3 Sul-Americana, a ser disputada no final de semana no Autódromo de Viamão, na Grande Porto Alegre, uma corrida especial para os pilotos. Esta é a opinião do líder Alberto Valério, que tem três vitórias na temporada. A categoria integra o Renault Speed Show by TIM ao lado da Fórmula Renault e da Copa Clio.

“Ter um bom preparo físico é fundamental, pois quem não estiver bem pode perder uma corrida. Tarumã é uma pista com duas curvas que fazemos a 200 km/h, outra a 120, outra a 140 e a Zero a 180 km/h. Por serem muito rápidas, o pescoço fica doído e quem não estiver bem sofre muito. Eu tenho treinado bastante fisicamente”, disse Betinho, como é conhecido pelos amigos.

Outro fator fundamental na prova de Tarumã é a capacidade de concentração dos pilotos. O principal motivo é que mesmo sendo um traçado de alta velocidade, Tarumã tem poucas áreas de escape.

“É uma pista meio ingrata, pois a gente tem de andar no limite e não pode errar, pois se sair da pista a coisa complica. Tarumã não admite erros e não tem qualquer refresco, pois, nas corridas, normalmente a gente descansa nas retas, mas não existe nenhuma”, completou Alberto Valério (Scopel / Pré Vestibular Pitágoras / Windstar Turismo).

Os pontos conquistados nas corridas na Argentina levaram Betinho a 88 pontos contra 76 de Zeca Cardoso, 66 de Marcello Thomaz e 60 de João Barion. Agora, ele promete não deixar de lado a busca pela vitória, mas com um pouco mais de cuidado.

“Meus objetivos mudaram. Antes tinha de buscar o resultado e agora tenho de terminar bem as corridas. Mas se tiver de arriscar, vou para cima, mas com consciência. Tenho de fazer a corrida e tomar cuidado com alguns pilotos que não têm nada a perder. Eu estou disputando o título e tenho de me cuidar!”, disse.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.