Dois motores quebrados e nenhuma volta completada na rodada dupla que a Fórmula 3 Sul-americana realizou na cidade argentina de Paraná complicaram a situação do brasileiro Marcello Thomaz (Nova Índia/Santa Nilza) na disputa pelo título da temporada 2005. Agora, Marcello tem 22 pontos de desvantagem para o líder do certame Alberto Valério, restando quatro provas para o encerramento.
Na primeira prova da rodada dupla, onde largaria na terceira colocação no grid, Thomaz teve o primeiro motor quebrado ainda na volta de apresentação. Na segunda corrida, depois de todo o esforço da Full Time Sports em trocar o motor do carro de Thomaz e partindo da segunda colocação, a prova do brasileiro durou até a terceira curva, quando a nova unidade motriz também quebrou. “Por mais que eu não queira me deixar abater, é difícil. Essas duas quebras deixaram a minha situação na classificação muito complicada. São 22 pontos atrás e agora para vencer o campeonato já não depende só de mim, preciso contar com problemas dos meus adversários. Ou seja uma situação nada cômoda para quem luta pelo título.”, lamentou Thomaz.
Nas duas rodada duplas que a Fórmula 3 Sul-americana na Argentina nessas duas semanas, 40 pontos estavam em jogo e Marcello somou apenas 5 com o quarto lugar da primeira prova em Rafaela. Além das duas quebras em Paraná, Thomaz não pontuou na segunda prova de Rafaela em um acidente causado por Zeca Cardoso. “E as duas quebras que enfrentamos em Paraná tiveram o mesmo motivo, quebra do pino do pistão. Só que os motores Berta estão quebrando sem motivo aparente e muito antes da hora. A vida útil de cada motor é de 2.500 km antes de se fazer a revisão. Os meus motores tinham 1.200 km e o outro apenas 330km rodados, eles não estavam nem próximos da quilometragem limite”, disse Marcello. Além da equipe Full Time Sports, outras equipes enfrentaram problemas de motor nas duas rodadas duplas realizadas na Argentina. Como resultado dos problemas, os motores foram enviados para revisão na fábrica de Orestes Berta, projetista e fabricante dos motores que passaram a equipar a categoria em 2005, em Córdoba, Argentina.