João Paulo perto do título desta temporada

Após ter realizado um bem-sucedido dia de testes com a equipe brasileira na A1 Grand Prix, categoria auto-intitulada a Copa do Mundo do Automobilismo, o brasileiro João Paulo de Oliveira parte neste final de semana (27 e 28/8) em busca de mais duas vitórias no Campeonato Japonês de Fórmula 3, que realiza sua oitava rodada dupla em Fuji, para ficar cada vez mais perto do título de 2005 do certame. “Me sinto confiante para esta parte final da temporada. Preciso ser um pouco mais cauteloso, mas isso não me impede de brigar por mais vitórias”, afirmou o piloto brasileiro mais bem sucedido no exterior, com cinco vitórias, sete pole positions e oito voltas mais rápidas em 14 etapas disputadas.

O retrospecto também está do lado do piloto brasileiro, que tem a possibilidade de ser campeão por antecipação caso vença as duas corridas e seus concorrentes diretos, os japoneses Kazuki Nakajima e Naoki Yokomizo, não pontuem. Na rodada dupla realizada em Fuji no início de junho, João Paulo venceu as duas corridas sem dar chance nenhuma aos rivais. “A expectativa é muito boa. Nosso carro se comportou muito bem na primeira corrida que tivemos lá esse ano e tenho certeza que estaremos bem novamente durante esse fim de semana”, disse o brasileiro, que explicou as características do traçado. “O circuito tem como principal característica a longa reta dos boxes e que beneficia muito quem esta atrás no vácuo, portanto espero corridas disputadas como tivemos da outra vez”, completou o brasileiro que foi campeão alemão de F-3 em 2003 e vice-campeão japonês no ano passado.

Se não fosse o acréscimo de 40 segundos no resultado final da última corrida, disputada em Mine (quando venceu, mas foi considerado culpado por um toque com o conterrâneo Roberto Streit), João Paulo poderia estar em uma situação ainda mais confortável na disputa. “É bastante frustrante. Eu tinha saído do fim de semana com a maior pontuação e aumentado a diferença na tabela, dai recebi essa noticia e fiquei bastante desapontado com a direção de prova. Foi um incidente normal de corrida, porem resolveram me punir mesmo assim. Essa foi minha segunda vitória caçada no Japão”, desabafou o piloto da Tom’s Toyota, que prefere se conter quando o assunto é o título. “Estou ansioso, mas faz parte. A ansiedade sempre existe, todo piloto tem seu objetivo e precisa se controlar”, finalizou João Paulo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.