O novo simulador da Bandai Namco já está pronto para sair do forno! Trata-se da continuação da franquia Project Cars, grande sucesso lançado em 2015 com vendas superando a marca de 2 milhões de cópias.
Na semana passada durante um evento de pré-lançamento em São Paulo, o diretor do jogo, Stephen Viljoen (Mad Studios), falou com a F1Mania.net sobre alguns dos principais aspectos da já aclamada franquia. Convidamos o Bruno Peres (canal Sim Force), especializado no assunto, para testar o jogo (junto comigo, é claro!) e falar com Viljoen.
Testamos as diferentes situações que o jogo possibilita – algumas delas, já que Project Cars 2 conta com mais de 170 carros em 60 layouts de circuitos. Você pode pilotar um carro de Rally, ou então uma Ferrari em um lago congelado, com um bom grau de dificuldade, perfeição nos gráficos e também na sensação do volante. Ou também pilotar um carro da Indy em um oval a toda velocidade para depois estar a bordo de um Fórmula Renault no lindo circuito de Spa-Francorchamps.
Project Cars 2 foi testado e aprovado não somente pelos “experts” no assunto, mas também pelos pilotos profissionais, afim de garantir maior fidelidade possível na direção e física dos pneus na pista – que você consegue comprovar nas primeiras curvas. É só desligar todas as ajudas e a sensação de pilotagem é incrível.
“Você tem uma simulação precisa de tantas categorias de automobilismo, tantos carros diferentes. Mas vai além disso, certo? Simular categorias de automobilismo real é tão importante quanto simular o ambiente, clima, todas essas coisas que contribuem para um piloto real. As coisas que ele estaria constantemente considerando enquanto está correndo. O que o clima vai fazer? Como que vou mudar minha estratégia de pit stop? A maioria dos caras que nós competimos nem fazem pit stops. Eles mostram nos trailers, mas não tem pit stop nos jogos, certo? E esse é uma parte tão crítica e importante do automobilismo real”, disse Viljoen.
A preocupação em trazer estes detalhes para o mundo virtual foi grande e até situações típicas de corridas como diferentes combinações climáticas, terreno, veículos utilizados, desgaste dos pneus e consumo de combustível foram cuidadosamente estudas para experiências distintas de pilotagem, não só no visual, mas principalmente na “física” dos carros.
“Qualificação, sabe ter aquela disputa e tentar cavar a pole, ou pelo menos uma boa posição no grid se você não conseguir a pole. Tudo isso faz o automobilismo ser tão profundo e engajador e um jogo de estratégia. E não incluir isso faz você perder tanto do que faz o automobilismo engajador e divertido, certo? E nós, espectadores que assistimos coisas como Fórmula 1 e outras categorias, você fica ali tão vidrado na classificação quanto você fica assistindo a corrida”, declarou Stephen, empolgado confessando que tem alguma experiência com o automobilismo profissional, incluindo alguns testes de Rally e também no gelo especificamente para o Projet Cars 2.
Stephen também falou sobre os pilotos profissionais que contribuem para os acertos na pista e a importância desse feedback para um ajuste refinado das sensações.
“Obviamente, nós temos Ben Collins que foi o Stig (personagem do programa Top Gear) por 8 anos. Ele é um recurso incrivelmente valioso para nós, ele é um dos nossos consultores chave no departamento de dirigibilidade e a razão pela qual eu digo que ele é extremamente valioso para nós é que ele já pilotou uma variedade de carros e continua pilotando, então ele pode nos dar um feedback muito focado que também é ótimo, nós temos pilotos conosco que estão muito focados na categoria em que eles correm, eles podem nos dar um feedback muito preciso e focado para aquela categoria de automobilismo.
“Então ele é um grande contribuinte e Nicolas Hamilton também. O Nick na verdade começou sua carreira no automobilismo jogando GT-R, nosso primeiro jogo. E agora ele está trabalhando conosco, como consultor na nossa equipe.
“Temos Tommy Milner, bicampeão em Le Mans, campeão de Rally. Ele é incrível, um piloto incrivelmente talentoso, mas também um ótimo piloto virtual e isso tem nos ajudado demais porque ele fala a nossa língua, e ele pode nos dizer exatamente em detalhes o que precisa ser ajustado, o que precisa de mudança para que os carros sejam tão precisos quanto aos de verdade.
“Rene Rast (DTM), por exemplo, e Vaughn Gittin Jr., campeão de Formula D – Drifting -, tem nos ajudado muito em como acertar o comportamento do pneu quando você passa do limite”, concluiu Viljoen.
A data de lançamento mundial do Project Cars 2 será no dia 22 de Setembro, para PC (Steam), PS4 e XBOX ONE.
Enquanto você aguarda o lançamento do jogo, fique com o Trailer de Project Cars 2. Confira também a entrevista da íntegra no link abaixo:
https://youtu.be/6TDeFQXs5NI
