Scott Dixon dominou todo fim de semana e não deu chances aos adversários para triunfar no retorno do circuito de Watkins Glen. Outro piloto que também pôde comemorar é Simon Pagenaud ao terminar na sétima colocação e vai para última prova do campeonato com vantagem confortável sobre Will Power.
A largada começou com o pole Scott Dixon da Chip Ganassi mantendo a ponta e seguido por Will Power com o carro da Penske logo atrás na segunda colocação. Simon Pagenaud líder do campeonato foi o grande destaque quando escalou algumas posições após a largada e passar em terceiro lugar. Logo atrás vinham os dois pilotos brasileiros com Tony Kanaan em quarto e Helio Castroneves na quinta colocação. Houve alguns imprevistos como no caso do russo Mikhail Aleshin e o colombiano Juan Pablo Montoya rodavam depois da disputa envolvendo os ingleses Max Chilton e Jack Hawksworth. O francês Sebastian Bourdais rodou e ficou parado.
A disputa pelo terceiro lugar chamou atenção com Tony partindo para cima de Pagenaud, com o brasileiro da Ganassi conseguindo superar o francês, mas logo ele recuperou o terceiro posto ao utilizar o botão de ultrapassagem (push to pass). No pelotão intermediário as disputa por posições eram acirradas com Chilton e James Hinchcliffe passando por Alexander Rossi. Na nona volta, o japonês Takuma Sato foi o primeiro carro ao efetuar a parada nos boxes reabastecer e trocar os compostos de pneus. Outros dois pilotos também fizeram o mesmo, no caso de Josef Newgarden e Jack Hawksworth. Logo todos os demais competidores foram para primeira janela de pitstop. Aleshin teve problemas com o estouro de dos pneus de seu carro e o russo bateu no muro e abandonar a prova com o acionamento da bandeira amarela.
Após o primeiro pitstop dos carros o panorama era a liderança de Dixon com Chilton na segunda posição e Montoya na terceira colocação. Tony aparecia em 12º lugar e Castroneves estava na 15º colocação. Entre os dois brasileiros aparecia os dois pilotos na disputa direta pelo título com Pagenaud na frente de Power. Na volta 19, veio a relargada com Dixon na ponta, Spencer Pigot ousado passou por Hawksworth ganhando a nona posição. Bourdais e Kanaan pegaram carona no ritmo do americano ao também subiram na classificação. Helinho acabou superado por Hinchcliffe e já sofria a pressão de Charles Kimball.
Na volta número 20, veio outra bandeira amarela depois que Graham Rahal buscou superar Kimball e bateu no muro acabando com sua corrida. Castroneves partiu para sua segunda troca de pneus no complemento do 23º giro assim como RC Enerson visando uma tática diferente. Tony Kanaan teve um furo no pneus de seu carro #10 da Ganassi e aproveitou o momento para efetuar sua segunda troca de pneus e reabastecimento. Não demorou muito e houve a relargada com Dixon abrindo distância sobre Chilton e seguindo firme em primeiro na prova. Kanaan logo depois de ter feito seu segundo pitstop veio ao boxes novamente apresentando problemas na suspensão, mas pouco depois ele voltou para pista com duas voltas de atraso.
Montoya logo ultrapassou Chilton para ocupar o segundo lugar, enquanto o inglês também sofria a perseguição imposta por Conor Daly e Newgarden que pouco depois foi par aos boxes efetuar sua parada assim como Bourdais e Rossi. O líder Dixon fez nova parada no complemento da volta 31 e junto com o neozelandês foi Daly. Assim, Montoya quem assumia por algum tempo a ponta trazendo consigo Chilton e Carlos Muñoz. Na volta seguinte os três foram ao boxes fazendo o reabastecimento e troca de pneus. Com estratégia diferente, Castroneves foi quem assumiu o primeiro lugar com mais de quatro segundos sobre Dixon.
O brasileiro retornou aos boxes para mais um pitstop na volta 37, retornando em sexto lugar com Dixon retornando a ponta em Watkins Glen. O momento importante da prova e até mesmo do campeonato foi quando Kimball acertou o carro de Power que foi parar no muro e abandonar a etapa dando agora todas as chances de ouro para conquista de Pagenaud no duelo final na última prova do campeonato da Fórmula Indy. Devido ao acidente de Power veio nova bandeira amarela Na volta 41 todos os competidores foram aos boxes garantir mais uma parada, com exceção de Munõz, Sato e Marco Andretti. Com as troca de pneus e reabastecimento quem saiu beneficiado foi Castroneves voltando na frente de Dixon, mas na relargada o piloto da Ganassi não tomou conhecimento e passou pelo brasileiro. Na sequência e em bom ritmo superou Andretti e ficou na perseguição sobre Muñoz. Com 44 voltas completadas, Dixon passou por Muñoz e retomou a liderança da prova. Andretti pegou carona e também deixou o piloto colombiano para terceiro. Já Castroneves tinha que se defender das ações de Hinchcliffe.
Logo Marco Andretti, Takuma Sato e Carlos Muñoz foram efetuar suas trocas de pneus e reabastecer seus carros. Os primeiros colocados buscavam economizar combustível visando não parar mais nos boxes até a bandeirada. Mesmo assim, Castroneves aproxima de Dixon, mas ele teve que fazer mais um pitstop e junto com ele foram Chilton e Kimball. Após o brasileiro fazer a sua parada quem se beneficiou foi Newgarden ocupando o segundo lugar após ter poupado combustivel no trecho final da prova passando por Hinchcliffe. O canadense teve pane-seca na última volta e isso permitiu que Helinho ocupasse o terceiro lugar. Scott Dixon dominante o fim de semana inteiro recebeu a bandeira quadriculada com Newgarden em segundo e Castroneves de volta ao pódio fechando os três primeiros colocados. Pagenaud acabou em sétimo e está muito próximo de confirmar o título de campeão da temporada 2016.
Confira o resultado da etapa de Watkins Glen:
1. (1) Scott Dixon, Chevrolet, 60, Running
2. (12) Josef Newgarden, Chevrolet, 60, Running
3. (4) Helio Castroneves, Chevrolet, 60, Running
4. (17) Conor Daly, Honda, 60, Running
5. (3) Sebastien Bourdais, Chevrolet, 60, Running
6. (14) Charlie Kimball, Chevrolet, 60, Running
7. (7) Simon Pagenaud, Chevrolet, 60, Running
8. (15) Alexander Rossi, Honda, 60, Running
9. (11) RC Enerson, Honda, 60, Running
10. (6) Max Chilton, Chevrolet, 60, Running
11. (16) Carlos Munoz, Honda, 60, Running
12. (18) Marco Andretti, Honda, 60, Running
13. (8) Juan Pablo Montoya, Chevrolet, 60, Running
14. (19) Ryan Hunter-Reay, Honda, 60, Running
15. (21) Spencer Pigot, Chevrolet, 60, Running
16. (9) Jack Hawksworth, Honda, 60, Running
17. (22) Takuma Sato, Honda, 60, Running
18. (13) James Hinchcliffe, Honda, 59, Running
19. (5) Tony Kanaan, Chevrolet, 59, Running
20. (2) Will Power, Chevrolet, 38, Contact
21. (20) Graham Rahal, Honda, 19, Contact
22. (10) Mikhail Aleshin, Honda, 14, Contact
