Por Felipe Pires
Na noite desta sexta-feira, a Newman-Haas cancelou sua participação na tradicional 500 Milhas de Indianápolis, no dia 27 de maio. Com isso, o francês Jean Alesi não irá disputar sua primeira prova nos monopostos norte-americanos.
Brian Lisles, diretor geral da Newman-Haas declarou que a equipe ficou sem tempo para desenvolver um bom pacote técnico até maio.
“Tinhamos toda a intenção de correr, mas ficamos sem tempo. Desistimos quando, aparentemente, ficou claro que não podíamos correr adequadamente.”
Lisles negou que haja um motivo em particular, mas a equipe não está tendo um bom relacionamento com os motores Lotus, que estão com resultados muito baixos no começo desta temporada. A própria Lotus chegou a liberar alguns de seus clientes do contrato, e tentava colocar Alesi no cockpit de algum carro com motores fornecidos pela marca. A única chance do o piloto francês disputar a prova é se a Lotus arranjar um carro extra, algo que é considerado impossível.
Com a desistência da Newman-Haas, o risco de as 500 Milhas de Indianápolis ficar com menos de 33 carros, algo que não ocorre desde 1947 (em 1979 e 97 a prova teve 35 pilotos e carros) aumenta. Para 2012, a prova teve 34 inscrições, porém, só 31 têm piloto e pacote técnico definidos.