A Fórmula E disputa neste sábado sua única etapa fora de pistas de rua na temporada inaugural, no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim. Construído nos anos 1930 e desativado desde 2008, o local recebe o circuito de 17 curvas no sentido anti-horário, com 2.469m de extensão.
É lá que Nelsinho Piquet espera decolar rumo ao topo da tabela de classificação da pioneira categoria para carros 100% elétricos. Vice-líder do campeonato há duas etapas, o competidor do carro #99 do Nextev Team China Racing está a apenas quatro pontos da liderança.
“Tenho mais de 20 anos de carreira e competi em diversas pistas pelo mundo. Mas esta é minha primeira vez num aeroporto e estou muito motivado. O circuito parece travado e sabemos que a classificação será muito importante, a exemplo de Mônaco há duas semanas”, observa Piquet Jr, que tem uma longa história com a Alemanha, dentro e fora das pistas.
Nascido em Heidelberg, Nelsinho conquistou seu melhor resultado na Fórmula 1 no Autódromo de Hockenheim (segundo colocado em 2008). Ele subiu ao pódio também em Nurburgring: foi terceiro em 2005, seu ano de estreia na GP2, pela equipe Piquet Sports. “Seria incrível conquistar meu terceiro troféu na Alemanha, pela terceira categoria diferente. Falta a taça de primeiro lugar e vamos trabalhar para que ela venha em Berlim, com a liderança da Fórmula E”, frisou o piloto.
Ao que indica a preferência dos fãs, o brasiliense está na rota para mais um pódio. Vencedor do Fan Boost nas últimas duas corridas (Long Beach e Mônaco), Piquet Jr ocupava até a tarde de quarta-feira o segundo lugar na enquete oficial promovida pelo site da Fórmula E que premia os três mais votados com uma dose adicional de energia em cada um dos dois carros usados no ePrix.
O quali para o oitavo ePrix da temporada tem início às 7h de Brasília deste sábado. A largada para a prova está marcada para 11h, ambos com transmissão ao vivo dos canais Fox Sports.