Superaquecimento de bateria segura Lucas di Grassi em Miami

A Fórmula E, campeonato dos carros elétricos, realizou neste sábado (14) a quinta etapa de sua temporada inaugural, com o ePrix de Miami, nos Estados Unidos. E a corrida serviu mais uma vez para provar o equilíbrio da categoria: várias ultrapassagens, principalmente na parte final da disputa, mais um vencedor diferente – o quinto em cinco etapas – e um novo líder do campeonato.

Para Lucas di Grassi, da Audi Sport ABT, que chegou a Miami liderando a disputa com 10 pontos de vantagem para Sam Bird, a estratégia na corrida, da qual largou em sexto, vinha funcionando bem. Ele fez seu pit stop para troca de carro logo que os boxes foram abertos e ocupava a terceira posição. A sete voltas do final, o rendimento de seu carro caiu drasticamente, e ainda assim ele ganhou duas posições no final para cruzar a linha de chegada depois de 39 voltas em nono lugar, somando dois pontos no campeonato.

A vitória – e a nova liderança na disputa – ficaram com o Nicolas Prost, da e.Dams, filho do tetracampeão de F1 Alain Prost. O francês agora lidera o campeonato com 67 pontos, apenas sete à frente do brasileiro da Audi Sport ABT, que venceu a corrida inaugural da categoria na China e fez três pódios até agora.

“Eu vinha em uma boa estratégia e do meu lado, a corrida estava tranquila. Depois do pit stop eu ganhei posições e estava em uma situação que sobraria energia para atacar no final, mas a sete voltas do fim o carro começou a perder rendimento por causa do superaquecimento da bateria”, revelou Lucas, que correu em Miami com uma pintura especial no capacete, feita pelo artista plástico Romero Britto.

“Se a bateria atinge uma temperatura limite, ela faz o carro entrar em modo de segurança, e isso minou o desempenho do carro nestas voltas finais, me fazendo perder posições. É uma pena”, disse.

O próximo encontro da Fórmula E acontece ainda nos Estados Unidos, mas na costa leste, em Long Beach, na Califórnia, no dia 4 de abril. “Até lá vamos entender o que levou a bateria do segundo carro a aquecer tanto, e ainda há mais 150 pontos em jogo distribuídos nas seis provas que faltam para o fim da temporada. Vamos correr para recuperar isso”, concluiu.

No próximo final de semana (22), Lucas estará no Brasil para a disputa da Corrida de Duplas da Stock em Goiânia. Ele correrá ao lado de Thiago Camilo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.