O francês Nicolas Prost se tornou o quinto vencedor da temporada ao conquistar a quinta etapa da Fórmula E – o Campeonato Mundial de Carros Elétricos -, disputada neste sábado no circuito de rua de Miami. O resultado elevou o filho do tetracampeão da Fórmula 1, Alain Prost, à liderança da classificação. Desta vez, os brasileiros ficaram fora do pódio: Nelsinho Piquet foi o 5º, Lucas di Grassi terminou em 9º e Bruno Senna voltou a abandonar com a quebra da suspensão dianteira esquerda quando já estava na zona de pontos.
Bruno não escondeu a irritação com a repetição de um problema crônico que o persegue desde a abertura do calendário na China. “A mesma peça quebrou duas vezes no mesmo carro. Já havia rompido nos treinos e me tirou um tempo de pista precioso. Já cansei de reclamar aos organizadores da categoria, mas nada acontece. Foi uma pena porque, mesmo saindo em 15º com as punições aplicadas a alguns pilotos depois do qualifying, eu vinha crescendo na corrida depois da troca dos carros. Estava em 9º e tinha a prova sob controle, já que administrava bem a temperatura e o consumo de energia”, explicou.
Prost, em contrapartida, fez uma corrida longe dos problemas. Saiu em 2º atrás do pole Jean-Eric Vergne, caiu para terceiro, recuperou a posição pouco antes do pit stop e retornou à pista na mesma posição. “Cozinhou” o líder Daniel Abt até à penúltima volta, quando assumiu a ponta com uma ultrapassagem arrojada – para alegria do pai, que comemorou nos boxes. Abt ainda seria superado pelo estreante norte-americano Scott Speed.
Agora, Bruno e Nicolas vão exercitar mais um capítulo da longa e histórica rivalidade familiar. Na próxima semana, os dois correrão como convidados da Equipe Prati-Donaduzzi na primeira etapa da Stock Car, em Goiânia. Bruno será parceiro de Antonio Pizzonia pelo segundo ano seguido e Nicolas estreará como companheiro de Júlio Campos. Eles desembarcam em Guarulhos às 5h40 da segunda-feira.