Zanardi: “A Williams perdeu a fé em mim depois de apenas quatro corridas”

Alex Zanardi refletiu sobre seu tempo na Williams durante a temporada de Fórmula 1 de 1999, detalhando como a equipe perdeu a fé nele, após apenas quatro corridas.

Tendo passado um tempo na F1 de 1991 a 1994 com equipes como Jordan, Minardi e Lotus, Zanardi retornou para uma segunda passagem pela na F1 em 1999, após uma temporada nos EUA, vencendo dois títulos seguidos da CART (atual Indy), com a Chip Ganassi Racing.

Infelizmente, seu retorno à F1 não foi como esperado pelo italiano, que acabaria abandonando 10 das 16 corridas, sem marcar um único ponto durante toda a temporada, sendo seu melhor resultado, uma sétima posição na sua corrida em casa, em Monza.

Zanardi compartilhou detalhes incríveis sobre os problemas que encontrou na Williams naquela época, no podcast oficial da F1 ‘Beyond the Grid’: “Na verdade, recebi um engenheiro, muito inexperiente, porque, na mente de Patrick Head, ele disse: ‘Se eles perderem o caminho, nós sempre podemos trazê-los de volta e copiar a configuração do outro carro’.”

“Quando percebi que essa não era a abordagem correta, mesmo antes do início do campeonato, não ousei falar com Patrick e dizer ‘as coisas não estão funcionando dessa maneira, precisamos fazer um ajuste, porque senão vamos perdemos muito tempo e vamos perder a confiança um no outro’.”

“Eu me permiti passar por isso e quando finalmente decidi que era hora de conversar com ele, e dizer que estava em Ímola depois de quatro corridas e fui falar com esses argumentos, sua resposta foi ‘Mmm, eu não ‘sei’, e imaginei que a confiança em mim havia desaparecido completamente.”

Apesar da falta de confiança em si mesmo para expressar suas opiniões sobre as decisões de engenharia da equipe, Zanardi se recusa a culpar qualquer outra pessoa que não seja ele mesmo.

“Acho que naquele momento, novamente, você não pode forçar um homem a acreditar que você é o certo, se ele acredita que cometeu um erro ao contratá-lo, há coisas que você pode fazer, tentei, mas naquele momento eu estava muito solitário a partir desse ponto em diante. E não culpo ninguém por me deixar cair nessa situação, sou o principal motivo da minha derrota. É simples assim.”

“Ele chegou um dia a um teste em Barcelona e fez o set-up do carro, para tentar entender se ele poderia me ajudar a recuperar o controle da situação.”

“Não estávamos preparados para falar o mesmo idioma, simples assim. Portanto, não consegui me comunicar e o resultado é o que a história diz.”

Zanardi também admitiu que foi uma decepção naquela temporada de 1999, a incapacidade de trazer sucesso ao dono da equipe, Frank Williams.

“Se há uma coisa que me faz sentir um pouco mal com isso, é o fato de que eu adoraria conceder a Frank Williams, pessoalmente, um sucesso. Eu adoraria fazer esse homem feliz. Esta é a maior decepção”, completou.

 

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: GAME F1 2020 – Volta rápida de McLaren em Barcelona



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.