O chefe da Mercedes, Toto Wolff, descreveu as razões por trás da oposição de sua equipe à proposta do proprietário da categoria, Liberty Media, de testar uma corrida com grid invertido ainda em 2020.
A Liberty viu as rodadas duplas no Red Bull Ring e em Silverstone, que já estão confirmadas, como uma oportunidade perfeita para experimentar novos formatos de final de semana.
Essa idéia de adicionar uma corrida de qualificação no sábado, que serviria para a qualificação da corrida principal no domingo, com grid invertido, para diferenciar os GPs que ocorrerão na mesma pista, foi recebida com amplo apoio entre as equipes de F1, exceto a Mercedes.
Falando à mídia na quarta-feira, Wolff confirmou que sua equipe se opunha a testar o novo formato: “Parece um padrão comum na Fórmula 1 que estamos desenterrando idéias antigas que foram analisadas e rejeitadas completamente, e depois alguém acha ótimo e quer trazer de volta”.
“Primeiramente, acredito que a Fórmula 1 é uma meritocracia, o melhor homem na melhor máquina vence. Não precisamos de um truque para mudar o grid para criar corridas mais emocionantes.”
“Segundo, eu sei pelas corridas de carros de turismo que as estratégias também se tornam muito úteis, quando o resultado de uma corrida está basicamente formando o grid para a próxima.”
“Então, do ponto de vista do desempenho puro, quem quer que seja o carro mais rápido, e não somos necessariamente nós, será penalizado pelas equipes do segundo e terceiro mais rápidos, porque eles simplesmente começarão na frente.”
“Como sabemos, as margens geralmente não são muito grandes, portanto, é um pouco oportunista dar uma vantagem a algumas equipes.”
“Então fomos nós que dissemos que não era hora de experimentar coisas que nem sequer tinham o apoio da comunidade de fãs da Fórmula 1, porque em uma pesquisa apenas 15% manifestaram interesse em grids invertidos”, finalizou.
Quer assistir ao vivo às corridas da Indy? Acesse http://f1mania.vc/4K e experimente a DAZN grátis por 1 mês! A primeira etapa é neste sábado (6) às 21h (horário de Brasília, GMT -3), no Texas.
Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1
Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: GAME F1 2020 – Volta rápida de McLaren em Barcelona
