Williams estava certa em escolher Sirotkin ao invés de Kubica em 2018

O chefe técnico da Williams, Paddy Lowe, defendeu a decisão da equipe de selecionar Sergey Sirotkin ao invés de Robert Kubica para a temporada de 2018.

Sirotkin e Kubica se enfrentaram no teste pós-temporada de 2017 em Abu Dhabi, pelo direito de se juntar à Lance Stroll, como parte da formação titular da Williams em 2018.

Para o desalento da legião de seguidores de Kubica, Sirotkin foi selecionado pela equipe de Grove, mas as coisas agora mudaram, com Kubica anunciado como substituto de Sirotkin para a temporada de 2019.

Sirotkin se esforçou para mostrar suas habilidades, marcando apenas um ponto em um FW41 muito pouco competitivo em 2018, mas Lowe manteve a decisão e revelou que Kubica não estava em sua melhor forma, em seu primeiro teste para o papel de piloto titular.

“Nunca é tão fácil escolher pilotos em uma base técnica”, disse Lowe via Motorsport.com

“Na verdade, se você olhar muitas vezes para o que não foi escolhido em uma base técnica, os diretores de equipe simplesmente colocam um dedo no ar e decidem que gostaram da aparência de alguém, e depois lhes dão o trabalho”.

“Então, passamos por um processo bastante cuidadoso, e a partir disso, escolhemos Sergey. Eu acredito que essa foi a escolha certa. Mas, nesse processo, não acho que Robert tenha conseguido mostrar o seu melhor”.

“Acho que isso foi decepcionante para ele o ano todo, mas acho que 12 meses depois pudemos ver, conhecê-lo melhor e ver o que ele pode contribuir, e como pode se apresentar”.

“Então, isso também apoiou a decisão que tomamos”.

“Ainda acho que, mesmo quando fizemos isso, a quantidade de dados era bastante limitada. Então, eu acho que, como muitas outras coisas na vida, você faz o melhor pelos dados que tem, e então toma uma decisão e vê como funciona”.

“Estamos 100% comprometidos com George e Robert, e uma vez que nos tornamos comprometidos e eles se tornam 100% parte do programa e nós trabalhamos com eles, eles trabalham com o carro, nós vemos onde nos leva”, concluiu Lowe.