Sebastian Vettel, da Ferrari, acredita que o rival da Mercedes, Valtteri Bottas, queimou a largada, antes de partir para vencer o GP da Áustria.
Bottas surgiu na frente do pelotão antes da Direção de Prova informar que sua largada estava sendo investigada. Os comissários por mim notaram que Bottas não cometeu nenhum erro, e foi revelado que seu tempo de reação foi de 0.201s.
O finlandês da Mercedes conseguiu abrir quase 10 segundos, antes de ser pressionado por Vettel na fase final da corrida, porém conseguiu conquistar a vitória por seis décimos de segundo.
Vettel, no entanto, permaneceu acreditando que Bottas quebrou a regra.
“Eu fiquei um pouco distraído porquê do meu ponto de vista ele queimou a largada… Eu tinha certeza que ele tinha queimado”, comentou Vettel.
“Parecia de dentro do carro, mas não cabe a mim julgar no final do dia”.
Quando foi mostrado para Vettel que o tempo de reação de Bottas foi de 0.201s, ele respondeu: “Hmm, eu não acredito nisto”.
Quando questionado sobre estes comentários, Vettel disse: “Primeiro de tudo, para esclarecer, eu não quero tirar nada de Valtteri, ele fez uma corrida excelente, não cometeu nenhum erro com um carro difícil.
“Quando eu disse que eu não acredito nisto, é porque eu não acredito.
“Normalmente os tempos de reação são em torno de 0.2s para todos, eu não acho que todos foram mais lentos do que isto hoje, é por isso que eu não acredito que Valtteri foi tão mais rápido.
“Eu tinha uma crença forte naquele momento que ele tinha queimado a largada e então ele não queimou e acho que há motivos para acreditar que ele não queimou mesmo.
“Eu não posso imaginar que seu tempo de reação dois 0.2s, isto seria normal, no meu ponto de vista sua reação foi inumana… ele disse mais cedo que ele não é humano – ele é finlandês!”
O terceiro colocado Daniel Ricciardo reconhece que Bottas “teve sorte” com sua largada.
“Eu acho que ele teve sorte, eu fiz isto na Fórmula 3 uma vez e foi no limite”, disse ele.
“Tenho certeza que você reage no mesmo ponto quando as luzes se apagam, em teoria esta não é uma reação normal, mas se é isto mais uma margem de segurança, então eu não acredito que ele reagiu às luzes”.
