Sebastian Vettel, da Ferrari, diz que a Fórmula 1 precisa ter cuidado ao decidir exatamente quando a temporada 2020 pode finalmente começar.
O Grande Prêmio da Austrália foi cancelado no último minuto devido ao surto de coronavírus. Desde então, mais corridas foram adiadas ou canceladas indefinidamente, à medida que o mundo aguarda os efeitos da pandemia global.
Em uma videoconferência com a mídia, realizada em sua casa na Suíça, o quatro vezes campeão mundial disse que entende totalmente o desejo de voltar às corridas, mas afirmou que a F1 não deve se precipitar.
“O que todos nós gostaríamos é de voltar ao normal”, disse Vettel. “Não apenas para a Fórmula 1, mas para o bem de todos e do mundo todo”.
“Mas como eu disse anteriormente a esse respeito, a melhor receita será ser paciente”.
“É doloroso porque quero voltar para o carro”, reconheceu. “Se sou egoísta, quero correr. Mas há muitas pessoas que gostariam de muitas coisas agora, em comparação com a situação em que estão realmente”.
No momento, o Grande Prêmio da Áustria está na pole position para começar o campeonato no início de julho. No entanto, essa corrida provavelmente aconteceria a portas fechadas, sem a presença de fãs.
“Provavelmente, no início, as duas primeiras corridas estarão comprometidas em comparação com o que estamos acostumados”, reconheceu Vettel.
“Esperemos que não muito, porque obviamente queremos correr de uma maneira que todos conhecemos, ou seja, na frente da multidão, na frente dos fãs, com uma ótima atmosfera e assim por diante”.
“Ninguém gosta de correr na frente de arquibancadas vazias”, admitiu. “Parece um pouco estranho. Mas, por outro lado, a questão é quando será o momento certo para dizer que vamos começar a correr novamente”.
Como diretor da Associação de Pilotos de Grande Prêmio, Vettel esteve envolvido em discussões entre os pilotos, a FIA e a F1, sobre como o esporte deve proceder de seu desligamento total atual, que durará até pelo menos o início de maio.
“Falamos bastante sobre isso dentro da GPDA”, disse Vettel. “Por um lado, você tem a saúde do esporte se olhar para ele do ponto de vista comercial”.
“Por outro lado, você tem a responsabilidade sobre as pessoas”, enfatizou. “Temos muitas pessoas que normalmente vêm assistir às nossas corridas”.
“Precisamos garantir que, por mais que cuidemos de nós mesmos, também cuidemos do público.”
“Há muitas opções que você pode pensar em termos de como voltar a correr, qual é o melhor formato para começar a competir novamente. Sejam corridas fantasmas (sem fãs presentes) ou corridas normais”.
“Provavelmente teremos mais corridas, estarão mais lotadas, mas o limite deve ser o povo”, afirmou. “Deve-se respeitar que eles precisam de uma pausa, não é realista ter dez fins de semana de corrida consecutivos”.
Vettel acrescentou que a decisão também dependia de “se uma corrida fantasma pode ser realizada muito antes de uma corrida, da maneira que estamos acostumados”.
“É muito, muito difícil”, resumiu ele. “É uma decisão difícil”, completou.
Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1
Está no ar o Episódio #8 do Podcast F1Mania.net Mundo Afora – Entrevista com Sérgio Sette Câmara, alterações na pontuação de superlicença e novo calendário do Mundial de Endurance. A análise é dos jornalistas especializados em esporte a motor Alexander Grünwald, Felipe Giacomelli e Leonardo Marson. Ouça:
Spotify – http://f1mania.vc/auV
Google Play Music – http://f1mania.vc/auU
Deezer – http://f1mania.vc/auX
iTunes – http://f1mania.vc/aRy
Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: F1Mania.net visita homenagens a Ayrton Senna em Ímola
