Max Verstappen teve o pior desfecho possível para o GP do Azerbaijão da F1. Neste domingo (6), quando vinha em liderança tranquila, sofreu um estouro no pneu traseiro direito e acertou o muro, abandonando a prova e fazendo questão de mostrar seu descontentamento.
Nas ruas de Baku, o competidor da Red Bull vinha mostrando grande desempenho. Após largar apenas da terceira colocação, acertou na estratégia junto com a equipe austríaca e na parada, assumiu a primeira posição do pelotão.
Não bastando o holandês na ponta, o time de Milton Keynes também conseguiu acertar no pit-stop de Sergio Pérez e colocou o mexicano na segunda colocação. Com isso a equipe vinha em dobradinha com Lewis Hamilton apenas em terceiro.
Acontece que, com cinco voltas para a bandeira quadriculada, o que parecia impossível aconteceu. Verstappen vinha na reta quando perdeu o controle do carro e encheu o muro de proteção, tudo por conta de um furo em seu pneu Pirelli.
Isso obrigou a segunda saída do carro de segurança – o primeiro foi por conta de Lance Stroll pelo exato mesmo motivo. Pouco depois, a corrida foi interrompida com bandeira vermelha. Quando Max saiu de sua Red Bull, aproveitou para dar um chute no pneu estourado, mostrando seu descontentamento com o composto danificado e fornecedora italiana.
O abandono foi um golpe para a campanha de Verstappen na temporada 2021. O holandês chegou líder na classificação em Baku com quatro pontos de vantagem para Hamilton, mas vê o respiro se dissolver, especialmente pelo adversário terminar a prova no pódio.
