Um feliz Valtteri Bottas diz que sua primeira vitória na Fórmula 1 “valeu a espera” ao superar Sebastian Vettel durante um final tenso no GP da Rússia.
Bottas largou da terceira posição no grid, mas surgiu na liderança logo na largada, antes de aumentar sua vantagem para cinco segundos durante a rodada de pit-stops.
Vettel tirou a vantagem do piloto da Mercedes durante o segundo ‘stint’, com os líderes todos correndo uma estratégia de ultramacios / supermacios, e entrou no alcance do DRS na penúltima volta.
O finlandês da Mercedes, apesar de cometer um erro na Curva 13, segurou firme e manteve Vettel para trás para conquistar sua primeira vitória, cruzando a linha de chegada com seis décimos de vantagem.
“Isto é incrível, levou algum tempo, mais de 80 corridas para mim, mas definitivamente valeu a espera, definitivamente valeu a curva de aprendizado”, disse Bottas.
“Esta oportunidade estranha veio até mim no inverno para juntar-me à esta equipe e eles tornaram isto possível hoje, então eu realmente quero agradecer a equipe, sem eles seria impossível, isto é incrível.
“Tivemos um começo de ano difícil, a luta com a Ferrari hoje novamente foi apertada, conseguimos estar no topo; precisamos continuar forçando, mas estou muito feliz agora”.
Bottas também descreveu sua largada, ao mover-se de terceiro para a liderança na primeira zona de freada.
“Eu acho que normalmente largar da segunda fila não é tão ruim”, disse ele. “Eu larguei bem, talvez um pouquinho melhor do que os caras na frente, ficando na frente na Curva 2”.
O companheiro de Bottas na Mercedes, Lewis Hamilton, terminou em um solitário quarto lugar por conta de superaquecimento em seu carro.
