O Grande Prêmio de Baku foi um grande sucesso para toda a equipe AlphaTauri. Não só para Pierre Gasly que terminou no pódio, mas também para Yuki Tsunoda que terminou entre os dez primeiros e conquistou pontos sólidos. Foi o melhor fim de semana do piloto japonês até agora na F1.
O início de três rodadas seguida na F1 é algo novo para o jovem japonês, mas o primeiro circuito dessa maratona é familiar para ele. “Já dirigi duas vezes na F3 em Paul Ricard, o que significa que é uma situação diferente depois de Portugal, Mônaco e Baku, que eram todos completamente novos para mim, e isso será um fator positivo. Paul Ricard será diferente na F1 carro e o Setor 3 serão decisivos para a rodada, com a reparação dos pneus talvez um fator chave”.
O japonês também sabe que, ao contrário dos circuitos de rua anteriores, terá que ser um pouco menos cuidadoso e correr um pouco mais ao longo da pista. “É uma pista bastante plana e, ao contrário das duas corridas anteriores, não tem muros”.
“Existem grandes áreas de escape, por isso não tenho de ser tão cuidadoso quando procuro o limite. É muito diferente do Azerbaijão, onde nosso carro funcionou muito bem, porque não há curvas retangulares de baixa velocidade. É um circuito muito diferente em todos os aspectos. Estou ansioso por isso e espero poder terminar nos pontos novamente”, disse Tsunoda.
O jovem piloto teve um início de carreira bastante difícil na F1 e estava mais insatisfeito do que somar pontos no campeonato. Em entrevista para a AlphaTauri, o estreante fez uma retrospectiva do fim de semana no Azerbaijão. “Antes de Baku, tive alguns fins de semana de corrida difíceis. Em comparação com as corridas anteriores, a minha preparação foi muito melhor do que o normal e me senti pronto desde a primeira sessão livre”.
“Na semana anterior a Baku, passei a maior parte do tempo na fábrica estudando nossa abordagem para a semana e olhando para problemas anteriores com o carro. Decidimos adotar uma abordagem um pouco diferente para a semana de corrida e ter mais conversas, e isso funcionou bem”, afirmou Tsunoda.
Além de um bom desempenho na corrida, o piloto japonês teve seu melhor fim de semana na sessão de classificação oficial. “Na qualificação cheguei ao Q3 pela primeira vez e acho que lançamos uma nova base para como devemos encarar uma corrida. O resultado geral foi bom, estou bastante satisfeito, mesmo que tenha sido uma pena ter perdido uma vaga após o reinício”.
Desde Baku, o piloto da AlphaTauri vive na fábrica da equipe na Itália diariamente. Tsunoda afirmou que já se adaptou à situação. “O clima e a comida lá são bons, e posso passar mais tempo na fábrica conversando com os engenheiros. A mudança para a Itália foi a decisão certa e algo muito positivo para mim, embora signifique que tenho que voltar à Grã-Bretanha para sessões de simulador”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
