Stirling Moss sobre sua melhor corrida: “Eu não podia acreditar”

Em 1961, Stirling Moss era um dos pilotos mais experientes e aclamados da Fórmula 1. No entanto, ele não era visto como um dos favoritos. Ele correu pela Walker Racing Team que participou do campeonato mundial com uma Lotus antiga. No entanto, ele enfrentou a já forte Ferrari, e Moss afirmou que essa foi sua melhor vitória.

O Grande Prêmio de Mônaco foi a primeira corrida da temporada no calendário, e devido às regras bastante inconstantes da época, havia pontos referentes às posições de largada, e eram distribuídos entre as equipes de fábrica e pilotos que já haviam vencido o GP de Mônaco no passado.

Moss, que já havia vencido a corrida em 1956 e 1969, foi autorizado a largar da pole position. No entanto, poucas pessoas, inclusive ele próprio, lhe creditavam uma grande chance contra a poderosa Ferrari. Mas o britânico gostava de competir por equipes de seu próprio país. A equipe italiana, com três carros atrás dele, estava pronta para atacar.

No entanto, as Ferrari estavam um pouco comprometidas no início e Moss conseguiu uma vantagem de 10 segundos no primeiro terço da corrida. Depois que as Ferraris ultrapassaram os concorrentes mais lentos, eles partiram em plena perseguição à antiga Lotus de Moss.

“Na minha memória, o Grande Prêmio de Monte Carlo de 1961 foi minha melhor corrida”, disse ele à BBC anos depois. “Eu pilotei cerca de 90% de todas as voltas com toda a aceleração máxima. Eu tinha certeza de que a Ferrari estava apenas esperando até as últimas voltas da corrida para me ultrapassar. Eu não podia acreditar que isso não aconteceu.”

Além disso, as imagens dessa vitória heróica ficaram famosas porque em algum momento da corrida um dos painéis laterais do carro caiu. Como resultado, todos podiam ver quase todo o corpo de Moss trabalhando no cockpit.

No final, a Ferrari nos circuitos mais rápidos naquele ano acabaria sendo muito rápida. Moss ainda conseguiu vencer o Grande Prêmio da Alemanha em Nürburgring, com risco de vida, mas no final o título mundial foi para Phil Hill na Ferrari. Moss terminou em terceiro, atrás de Wolfgang von Trips, que morreu antes do final da temporada.

Moss não pôde mais participar da Fórmula 1 por muito mais tempo, ele foi gravemente ferido em um acidente em Goodwood antes da temporada de F1. Ele ficou em coma por um mês e o lado direito do corpo ficou paralisado por seis meses. Moss continuaria correndo até a velhice, mas nunca mais na Fórmula 1.

 

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: http://f1mania.vc/a0N

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

Está no ar o Episódio #8 do Podcast F1Mania.net Mundo Afora – Entrevista com Sérgio Sette Câmara, alterações na pontuação de superlicença e novo calendário do Mundial de Endurance. A análise é dos jornalistas especializados em esporte a motor Alexander Grünwald, Felipe Giacomelli e Leonardo Marson. Ouça:
Spotify – http://f1mania.vc/auV
Google Play Music – http://f1mania.vc/auU
Deezer – http://f1mania.vc/auX
iTunes – http://f1mania.vc/aRy

 

Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: ​F1Mania.net visita homenagens a Ayrton Senna em Ímola:



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.