Saiba quais equipes de F1 apoiam mulheres em suas Academias de Pilotos

As equipes de F1 investem há anos nas Academias de Pilotos. Nelas, os jovens competidores podem receber apoio tanto no início de suas carreiras quanto patrocínios para categorias mais altas na escalada.

Do atual grid da principal categoria do automobilismo mundial, alguns grandes nomes vieram apoiados pelos programas. Charles Leclerc, Max Verstappen, Esteban Ocon, George Russell, Sebastian Vettel, Pierre Gasly são apenas alguns exemplos.

Ter a ajuda, patrocínio e apoio do time, além de poder trabalhar na fábrica das equipes, é de grande valia aos competidores. Nisso, as escuderias também têm buscado cada vez mais novos talentos para fazer parte de seu rol.

Inclusive, nos anos mais recentes, pilotas também passaram a fazer parte da lista de interesses da F1. Tatiana Calderón, por exemplo, foi uma das primeiras ao ser apoiada pela Sauber/Alfa Romeo, chegando até mesmo a andar durante exibições no México e treinos privados.

Hoje, quatro equipes contam com mulheres entre seus jovens talentos. A primeira é a Ferrari que, em conjunto com a Comissão de Mulheres no Automobilismo na FIA, organizou o Girls on Track e hoje conta com Maya Weug e Laura Camps Torras.

Outra que também está no radar é a Williams. O time inglês já é conhecido por seu grande envolvimento com figuras femininas – Susie Wolff já foi pilota de testes e Claire era chefe de equipe – e atualmente tem Jamie Chadwick, bicampeã da W Series, na sua Academia e como pilota de desenvolvimento pelo terceiro ano consecutivo.

A Alpine também anunciou recentemente uma competidora entre seus jovens pilotos. Abbie Pulling, no grid da temporada 2022 da W Series, faz parte do programa Afiliados Alpine e vai se desenvolver na equipe e contar com o importante apoio.

Já Luna Fluxa é a espanhola recém-admitida no programa da Mercedes. A jovem pilota de apenas 11 anos ainda está iniciando sua carreira no esporte a motor, é a primeira mulher do programa do time e esse ano vai contar com a ajuda em seus campeonatos de kart.

Sem fazer parte de um programa, mas também envolvida com um time de F1, está Jéssica Hawkins. A inglesa é atualmente embaixadora oficial da Aston Martin participando de eventos oficiais e levando a marca a diversos lugares.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.