O macacão que pilotos de F1 vestem nas corridas é parte essencial de segurança. Além de dispositivos como o halo e o HANS, a peça de vestimenta também protege os pilotos das mais diversas situações e, especialmente, do fogo, tendo tecido anti-chamas.
Um dos episódios mais memoráveis da importância da roupa foi no acidente de Romain Grosjean. No GP do Bahrein de 2020, o francês bateu com violência no guard-rail ainda na largada, com sua Haas partindo ao meio e pegando fogo. Apesar das assustadoras imagens, o piloto saiu apenas com queimaduras nas mãos e tornozelo, provando a resistência da peça.
Mas, afinal, como são feitas as roupas resistentes ao fogo e semelhantes as usadas por bombeiros? “Ser resistente ao fogo quer dizer que o material deve obedecer às normas da NFPA [National Fire Protection Association – Associação Nacional de Proteção Contra Fogo dos EUA], ou seja, esse material tem alta resistência à temperatura para não se degradar, derreter, nem pegar fogo”, explicou o professor doutor Guilherme Wolf Lebrão, formado pelo Insituto Mauá de Tecnologia [IMT].

“Num incêndio, se o piloto for exposto ao fogo, essas roupas não impedirão as queimaduras, mas proporcionarão tempo para ele conseguir escapar com o mínimo de danos possível”, completou o especialista.
Os macacões dos pilotos são feitos de Nomex, polímero da família das aramidas [Nylon] que é muito resistente a cortes e rasgos se comparados a tecidos comuns. Ainda, tem grande resistência a foto pela estrutura química mais complexa.
“As aramidas vão-se degradar acima de 500 °C, mas, ao fazerem isso, transformam-se em carbonáceos, isolantes térmicos que também suportam temperaturas maiores, em torno de 900 °C”, explicou o professor Guilherme.
“Podemos destacar nessas roupas, também, a presença de algumas fibras da família das aramidas, as meta-aramidas [conhecidas como Kevlar[, empregadas como proteção balística [blindagem[. Dessa forma, podemos ver que esse material oferece alta resistência térmica e mecânica”, encerrou.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
