A Fórmula 1 deveria parar de usar a chicane no Circuito da Catalunha para melhorar as corridas, de acordo com o novo diretor da Associação de Pilotos de Grande Prêmio (GPDA), George Russell.
O piloto da Williams quer usar seu papel na GPDA para melhorar as corridas na Fórmula 1.
“Boas corridas atraem mais fãs”, disse ele ao RaceFans em uma entrevista. “As corridas provavelmente não foram boas o suficiente como um todo nos últimos 20 anos, para ser honesto. Talvez não seja puro o suficiente também.”
“Os momentos em que vemos boas corridas são quando há um grande delta de pneus entre os carros, caso contrário, você simplesmente não pode ultrapassar ou correr. Estamos tentando encontrar uma forma que possamos propor e apresentar quase como uma carta-alvo para a F1, para a Pirelli, e dizer que isso é o que precisamos dos carros, isso é o que precisamos dos pneus, é isso que precisamos dos circuitos para promover boas corridas.”
Uma chicane apertada foi adicionada antes da última curva no circuito do Grande Prêmio da Espanha em 2007. A seção original da pista ainda existe e é usada por outras categorias de corrida.
Russell acredita que a F1 deve voltar à sequência anterior para tornar mais fácil para os pilotos seguirem uns aos outros de perto.
“O circuito oferece corridas muito ruins e as corridas lá são sempre muito enfadonhas”, disse ele. “No geral, achamos que se o circuito voltasse às duas últimas curvas que existiam há 15 anos, as duas curvas rápidas, você realmente conseguiria seguir um pouco mais perto, entraria na reta em uma velocidade mais alta, o efeito de vácuo seria maior também.”
“Para os fãs, vocês veriam os carros em uma velocidade muito maior. Para os pilotos, você estaria fazendo uma curva incrivelmente rápida, o que é emocionante. É uma situação em que todos ganham. E isso é uma solução fácil para um circuito que é muito pobre em emoção.”
Essa sequência foi alterada originalmente após um pedido da FIA para reduzir a velocidade dos carros quando eles chegassem ao box por motivos de segurança. Remover a chicane teria “implicações para a segurança”, reconheceu Russell.
A configuração atual do circuito é homologada pela FIA para uso pela F1, e qualquer alteração teria que ser inspecionada e homologada novamente.
“Não é tão simples quanto dizer ‘vamos mudar este circuito’, mas isso é algo que pode ser feito a partir do próximo ano”, disse Russell.
O circuito deve receber o Grande Prêmio da Espanha em 09 de maio. A curva 10 do circuito foi revisada para a corrida deste ano, aproximando-se do traçado da versão original da curva, antes de ser alterada.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
