Os pilotos Daniel Ricciardo e Lance Stroll expressaram suas imprecisões com a maneira como se desenrolou o reinício do Grande Prêmio de Abu Dhabi, que decidiu o título da Fórmula 1.
O controle de corrida inicialmente delineou que os carros com voltas não tinham permissão para ultrapassar, mas depois emitiu uma mensagem informando que os cinco pilotos entre Lewis Hamilton e Max Verstappen poderiam se destravar o caminho. Isso libertou Lando Norris, os pilotos Alpine, Charles Leclerc e Sebastian Vettel. Porém, Ricciardo, Stroll e Mick Schumacher não foram autorizados.
A Mercedes protestou contra o resultado da corrida, relacionando ao Artigo 48.12 do Regulamento Desportivo, depois que o reinício da última volta levou Verstappen a ultrapassar Hamilton para a vitória e o título. Os pilotos que se desvencilharam, liderados por Norris, não conseguiram chegar ao comboio a tempo para o reinício. Com isso, Norris terminou 51 segundos atrás de Valtteri Bottas.
O trio que permaneceu uma volta atrás foi efetivamente deixado fora da disputa por pontos. Depois da corrida, Ricciardo comentou sobre a situação. “No final foi meio esquisito, falaram que os carros não passam, os carros enrolados, então alguns passaram, mas eu não tive permissão para isso. Fizemos um reinício de uma volta, estou sentado bem atrás de Lewis e Max, tipo, por que estou aqui? Eu não sei. Era muito interessante”.
O canadense da Aston Martin, Lance Stroll, comentou falou sobre o momento. “Foi uma corrida complicada e não pudemos tirar proveito do safety car porque não fomos autorizados a fazer a ultrapassagem, o que foi frustrante e eu não entendi. Foi uma chance tardia de recuperar alguns lugares e, potencialmente, buscar pontos depois de tomarmos a decisão de ir para os boxes novamente”.
O piloto Lando Norris também ressaltou a confusão que a decisão da FIA gerou entre os pilotos. “Não estou muito certo do que foi dito pela FIA, no início não tínhamos permissão para ultrapassar, então se isso influenciou as decisões e se essa é a razão pela qual eles [Mercedes] não o fizeram o pit stop”.
“Então, a FIA repentinamente mudou de ideia e foi autorizada a nos deixar passar. Então, é aí que eu não tenho certeza. Eu direi parabéns a ambos os pilotos. Em termos de decisão, se for para terminar assim, não tenho tanta certeza”, disse Norris.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
