A partir de 2024, a AlphaTauri não terá mais esse nome na Fórmula 1. A equipe irmã da Red Bull será renomeada na próxima temporada, além de passar a ter dois novos dirigentes, um novo CEO (Peter Bayer) e um novo chefe de equipe (Laurent Mekies, atualmente diretor de corrida na Ferrari), e com isso também não há garantias que a dupla Yuki Tsunoda e Nyck de Vries, continue no time no próximo ano.
Depois da temporada de 2019, a Toro Rosso passou a se chamar AlphaTauri, nome de uma marca de roupas. Os resultados no último ano e meio também não foram o que deveriam ser na pista, e além disso a AlphaTauri, como marca de roupas, está enfrentando sérios problemas financeiros, e ser o principal patrocinador de uma equipe de Fórmula 1 é uma despesa muito pesada.
A AlphaTauri seguiu cada vez mais seu próprio caminho nas últimas temporadas, se afastando aos poucos da Red Bull, e projetando cada vez mais peças por conta própria. Isso está prestes a mudar, já que o velho conceito de ‘assumir o máximo possível da Red Bull’ está prestes a ser adotado novamente, conforme o consultor da Red Bull, Helmut Marko afirmou em entrevista ao Kleine Zeitung da Áustria.
“O curso é claro. Seguir a Red Bull Racing até onde os regulamentos permitirem. Projetar suas próprias coisas não é o caminho”, disse Marko. Mas há mais, pois o nome AlphaTauri será descartado: “Haverá novos patrocinadores e um novo nome.” Como será chamada a equipe a partir da próxima temporada, Marko ainda não está disposto a revelar.
A AlphaTauri atualmente ocupa a última posição no campeonato de construtores, com apenas dois pontos marcados por Tsunoda. Isso é muito pouco, especialmente para um time com laços tão fortes com a Red Bull, líder dominante da temporada.
Marko continuou falando também sobre possíveis mudanças de pilotos: “Basicamente, Yuki está fazendo uma temporada muito boa, mas com alguns resultados infelizes e algumas penalidades, porém seu desempenho é bom”, disse Marko, que está menos satisfeito com De Vries. “Sobre Nyck não estamos satisfeitos, e também estamos olhando para isso”, encerrou o consultor da Red Bull.
