Por que a Red Bull não foi punida por suas trocas de motores?

A Red Bull conseguiu fazer alterações sem penalidades nos carros de Max Verstappen e Sergio Perez antes do Grande Prêmio da Hungria de F1, apesar de estar em condições de parque fechado.

Após a perda de potência de Verstappen na qualificação e a sessão comprometida de Perez, ambos os pilotos assumiram um novo motor, turbocompressor, MGU-H, MGU-K e sistema de escape.

Com condições estritas de parque fechado, surgiu a pergunta: por que a Red Bull conseguiu fazer as mudanças sem desencadear penalidades?

Primeiro, o Artigo 28.2 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 de 2022 – que estabelece o uso da unidade de potência por piloto, por temporada – precisa ser considerado.

Simplificando, cada piloto pode usar três motores, três MGU-Hs, três MGU-Ks, três turbocompressores, duas baterias para armazenamento de energia, duas centrais eletrônicas e oito sistemas de exaustão por temporada sem incorrer em penalidades.

Na primeira vez que um elemento adicional é usado, uma penalidade de 10 posições no grid é aplicada. Na próxima vez que um elemento adicional for usado, uma penalidade de cinco posições no grid será aplicada.

Os novos elementos de Verstappen e Perez estão todos dentro de suas atribuições, embora agora estejam à beira de penalidades, com três motores, MGU-Hs e MGU-Ks usados até agora.

Sendo assim, após um pedido escrito da Red Bull, o Delegado Técnico da FIA Jo Bauer aprovou as alterações de acordo com o Artigo 40.3 do Regulamento Desportivo (cobrindo o trabalho permitido em condições de parque fechado).

Além de uma extensa lista de trabalhos que podem ser realizados no parque fechado, quaisquer procedimentos adicionais “só podem ser realizados com a aprovação do Delegado Técnico e mediante solicitação por escrito do concorrente em questão”.

“Deve ficar claro que qualquer peça de reposição que um concorrente deseja instalar é igual em design e semelhante em massa, inércia e função ao original”, acrescenta o artigo.

Com as permissões do motor em cheque e os regulamentos do parque fechado respeitados, Verstappen e Perez mantêm duas posições de largada P10 e P11, respectivamente.

O piloto da AlphaTauri, Pierre Gasly, também assumiu uma série de novos elementos da unidade de potência, mas todos eles excederam sua alocação para a temporada.

As mudanças foram feitas sem a aprovação de Bauer e, com o Artigo 28.2 e o Artigo 40.3 violados, ele é forçado a largar do pit-lane.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.