O ex-piloto de Fórmula 1 e atual comissário da categoria, Emanuele Pirro, explicou como a reação negativa que recebeu na mídia social, na sequência da penalidade aplicada para Sebastian Vettel no GP do Canadá em 2019, posteriormente mudou sua vida.
A carreira de Pirro nas corridas durou quase 30 anos, sendo seu melhor resultado, a vitória nas 24 horas de Le Mans em cinco ocasiões. Ele também já atuou na função de comissário da F1 em várias ocasiões.
Essa iniciativa de ter um ex-piloto na sala dos comissários foi introduzida em 2010, mas foi em 2019 que Pirro se envolveu em uma decisão polêmica na corrida daquele ano no Canadá.
O líder da corrida naquela ocasião, Vettel, abriu muito na curva 4 e foi julgado por ter voltado ao circuito de forma insegura, forçando o perseguidor Lewis Hamilton para fora da pista, recebendo uma penalidade de cinco segundos no processo.
A penalidade derrubou Vettel do primeiro para o segundo lugar, atrás de Hamilton, gerando ampla discussão após a corrida.
Falando no podcast Beyond The Grid, Pirro explicou que os observadores externos não estão equipados com o mesmo nível de informação que está disponível para os comissários.
“Foi muito desagradável, de certa forma mudou minha vida e também minha percepção, agora minha relação com as redes sociais é muito diferente”, disse Pirro. “Dói mais quando vejo gente reclamando. Acho que a mídia social realça uma característica que todos nós mais ou menos temos, que é reclamação e frustração.”
“Acho que a mídia social dá a ferramenta para muitas pessoas expressarem sua frustração, infelizmente não com o conhecimento necessário para analisar certas coisas e isso foi realmente desagradável.”
“Mas pior do que todos os insultos que recebi, foi porque foi uma decisão direta, só as pessoas não entenderam e no final das contas, todo a Fórmula 1 perdeu algo, porque a maioria do mundo teve uma percepção ruim.”
“Então, no final, tomamos uma decisão sobre um incidente de corrida, e isso estava prejudicando toda a F1, porque foi percebido de forma incorreta”, disse ele.
Mesmo que algumas decisões possam parecer controversas, Pirro enfatizou que os comissários obedecem ao livro de regras.
“Então, isso me machucou porque eu amo muito o esporte”, acrescentou. “Acho que o mundo inteiro queria que Sebastian Vettel vencesse, porque ele estava passando por um momento difícil, era uma história maravilhosa, mas alguém tem que tomar uma decisão para tornar o esporte justo”, concluiu.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
