Os pilotos de Fórmula 1 pretendem perguntar ao diretor da prova da categoria, Michael Masi, como Fernando Alonso e Lando Norris evitaram as penalidades nas recentes decisões dos comissários. O bicampeão espanhol ficou impune após uma investigação sobre se ele havia respondido corretamente às duas bandeiras amarelas acenadas no início da qualificação na Turquia. Norris também evitou uma penalidade por cruzar a linha de entrada do pit lane na corrida anterior na Rússia.
O piloto da AlphaTauri, Pierre Gasly, que foi penalizado por uma colisão com Alonso durante a corrida na Turquia, ficou intrigado com as duas decisões dos comissários. “Nessas duas últimas provas eu não entendo muito bem os regulamentos porque para mim é preto e branco, e essas duas situações para mim foram muito claras”.
“Acho que tem que ser discutido o que temos permissão para fazer porque há, é claro, um incidente que é uma linha branca, não relacionado à segurança, e outro incidente com bandeira amarela dupla onde a segurança estava relacionada. Tenho certeza de que vamos discutir isso com Michael, mas acho que todos nós da equipe ficamos surpresos com isso”, disse Gasly.
Os comissários decidiram não penalizar Alonso após decidir que “ele não estabeleceu um tempo de volta significativo” depois de passar nas bandeiras amarelas na curva 1 em sua primeira volta do Q1. O piloto da Alpine estabeleceu um tempo de 01:29.589, depois rodou seis segundos mais devagar na volta seguinte e melhorou para 01:26.147.
A reação de Alonso contrastou com a de Lance Stroll, que estava correndo à sua frente e passou pelas mesmas bandeiras amarelas. Naquela volta, Stroll recuou para 01:44.856, mais de 15 segundos mais lento que Alonso, que o ultrapassou e melhorou para 01:25.284.
O piloto da Aston Martin também questionou a decisão de não penalizar Alonso. “Acho que as regras precisam ser consistentes, especialmente em uma amarela dupla, o que era. Você não pode continuar empurrando. Você não pode definir um tempo de volta. Você deveria ter que abandonar o tempo de volta”.
Lance Stroll afirmou que não pretende mudar sua reação às bandeiras amarelas duplas. “Vou continuar fazendo o que sempre faço. (…) Só espero que os comissários realmente mantenham essa consistência, porque acho muito importante para todos que a regra seja clara”.
Embora Alonso tenha sido inocentado por não ter estabelecido um prazo significativo, Masi indicou que, se as condições tivessem piorado, os comissários poderiam ter dado um veredicto diferente. Porém, no caso da Turquia, o diretor de prova deixou claro que não foi um tempo de volta significativo.
Em Sochi, os comissários deram uma advertência a Norris, mas sem penalidade de tempo, depois que ele cruzou a linha branca na entrada do pit lane no final da corrida. O britânico, que estava com os pneus slick em uma pista molhada, se aproximou da curva com menos da metade de sua velocidade normal de entrada no box, mas não conseguiu fazer a curva.
Os comissários tomaram esse fato como mitigação ao decidir apenas dar uma advertência por uma infração pela qual outros pilotos receberam penalidades mais severas. Masi defendeu a decisão dos comissários de não penalizar Norris. “Os comissários tomaram a decisão naquele momento com base no que tinham. E isso é história”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
