Os pilotos de Fórmula 1, Sergio Pérez , Valtteri Bottas e Carlos Sainz acreditam que eles devem ter mais liberdade para participar de corridas se testarem positivo para Covid-19. As restrições impostas pela F1 exigem que qualquer membro do paddock que retorne um teste Covid positivo deve se isolar até retornar um teste negativo.
Dois pilotos testaram positivo para a Covid-19 na semana da rodada de abertura da temporada. Daniel Ricciardo, da McLaren, perdeu todo o segundo teste de pré-temporada depois de contrair o vírus e admitir que não se sentia bem o suficiente para pilotar. O piloto Sebastian Vettel foi forçado a perder a corrida deste fim de semana depois de testar positivo, e acabou sendo substituído por Nico Hulkenberg.
No entanto, Pérez acredita que os pilotos devem poder correr mesmo que sejam confirmados positivos com o vírus, desde que se sintam bem o suficiente para competir com segurança. “Acho que a Covid evoluiu tanto que acho que o melhor juiz seremos nós mesmos para saber. Como Daniel disse, provavelmente ele não seria capaz de correr, mas talvez haja outras pessoas, outros pilotos que pegam Covid e se sentem bem”.
“Você vê com alguns países também, parece que o mundo está totalmente aberto, mas a F1 ainda é muito restritiva com o Covid. Então acho que devemos deixar para o piloto decidir. (…) Então, se o piloto se sente confortável para correr assim, não acho que seja um problema. O mundo parece ter superado isso”, afirmou Pérez.
O espanhol Carlos Sainz disse que a natureza da F1 torna mais plausível que seus competidores compitam com o Covid com segurança em comparação com outros esportes. “Acho que você poderia fazer todas as reuniões em seu quarto de hotel, chegar ao paddock 15 minutos antes da sessão com seu traje e capacete, entrar no carro e ir embora”.
O piloto da Ferrari que os pilotos devem ter permissão para decidir se devem ou não correr com o vírus, em vez de serem obrigados a perder corridas apenas porque testam positivo.
Valtteri Bottas concordou com as opiniões de seus colegas de que os pilotos deveriam ter o poder de correr se positivo, mas apenas sob medidas cuidadosamente controladas. “Deve ser permitido, mas apenas de uma forma que possa ter certeza de que não há risco de espalhar ainda mais”.
“Acho que talvez para alguém que tenha Covid, definitivamente deva haver um protocolo extra para garantir que nenhum outro membro da equipe seja afetado, porque, obviamente, com cada pessoa, os sintomas podem ser diferentes. Para alguns, menos arriscados, para alguns mais arriscados. Então eu acho que esse é o ponto de interrogação”, disse Bottas.
Apesar de concordar que deve haver mais liberdade para os pilotos, Bottas admite que está “desconfortável” com a forma como os pilotos estão entrando em contato mais próximo com os fãs no paddock que não estão usando máscaras e podem ser contagiosos.
“A única preocupação para mim, como hoje, chegar ao paddock e havia muitos fãs que estavam tirando selfies e nenhum deles usa máscara e eles chegam bem perto. Então eu me sinto desconfortável”, concluiu o finlandês.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
