Os pilotos expressaram preocupação de que a baixa aderência na pista Miami, porque isso pode dificultar as ultrapassagens na corrida de domingo. O circuito de 5,4 km em torno do Hard Rock Stadium, apresenta curvas rápidas, duas longas retas seguidas de ganchos e uma sequência técnica apertada e estreita no segundo setor.
Os pilotos entraram na pista pela primeira vez nas duas sessões de treinos desta sexta-feira (06) com vários pilotos rodando. Carlos Sainz e Valtteri Bottas bateram fortemente para encerrar seus respectivos dias de corrida.
Sobre a aderência, Sergio Pérez comentou sobre a dificuldade encontrada na pista. “É realmente decepcionante que não haja aderência off-line. É uma pena porque acho que as corridas serão ruins por causa disso. Assim que você tenta ficar, não há aderência. Está úmido, provavelmente está molhado daquele lado. Então, sim, as voltas serão difíceis”
Lando Norris concordou com os comentários de Pérez, afirmando que a falta de aderência em alguns pontos da pista explica por que vários pilotos giraram ou bateram durante os treinos. “É extremamente complicado. É muito acidentado em algumas áreas, o que talvez não seja exatamente o que esperávamos. Acho que todos esperavam que fosse muito suave e bonito, mas não é”.
“A superfície também é muito complicada. Você fica sem aderência em qualquer lugar e o jogo de pneus acaba. Você gira e acaba na parede. Então é punir. É por isso que vimos algumas pessoas acabando nas barreiras”, explicou o piloto da McLaren.
Os organizadores da corrida consertaram dois trechos da pista antes do início dos treinos de F1 na sexta-feira. Norris espera que eles possam encontrar outras maneiras de melhorar a aderência antes do treino final. “É um pouco estranho, é simplesmente terrível. Então, espero que eles possam fazer algo um pouco melhor. Eu não sei o quê”.
Norris está preocupado que o problema de aderência possa dificultar a ultrapassagem nas longas retas. “Sinto que não vai ser bom para as corridas. É apenas complicado, é como uma linha que você tem que seguir e é isso”.
“Então é um pouco restritivo, você não pode fazer muitas diferenças em relação a outras pessoas, então isso te limita um pouco. Esses são os negativos. O positivo é que ainda é uma pista divertida. É desafiador, é difícil, é punitivo e ainda é uma pista divertida de pilotar. Então, no geral, um dia razoável”, concluiu o jovem da McLaren.
