Na opinião do piloto Daniel Ricciardo, a Fórmula 1 não deve realizar a qualificação no final do dia como aconteceu em Monza na semana passada. Durante o fim de semana da qualificação sprint, a corrida foi realizada às 18h da noite (horário local) de sexta-feira. A sessão de uma hora, portanto, terminou três horas antes do pôr do sol.
Os níveis de luminosidade já estavam começando a diminuir neste ponto, uma situação que teria piorado se a sessão fosse atrasada devido a bandeiras vermelhas. O vencedor do Grande Prêmio da Itália acredita que a F1 deve evitar começar tão tarde no futuro.
“A qualificação de sexta-feira, eu apenas traria isso mais cedo. Acho que estava quase escuro quando terminamos. Então, se estava chovendo ou com sinais de alerta, provavelmente estamos um pouco confusos”, disse Ricciardo.
No entanto, o diretor de corrida da F1, Michael Masi, disse que não estava muito preocupado com a luminosidade. “Obviamente, olhamos para isso do ponto de vista de quando são os horários do pôr do sol e assim por diante. Então, não, eu não tive nenhum estresse sobre a luz aqui na sexta-feira”.
A F1 considerará pequenas revisões no formato para fins de semana de corrida de qualificação antes que o formato seja usado novamente em Interlagos, aqui no Brasil. “Primeiramente teremos um bate-papo com todos os envolvidos durante a semana e depois veremos se há melhorias que podemos fazer para a terceira edição e alguma mudança”.
“Seja do ponto de vista operacional, seja o que for, e ver o que podemos aprender dos dois primeiros coletivamente, agora que fizemos dois. É um tamanho de amostra maior, em vez de apenas um caso isolado”, explicou Masi.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
