Para os chefes das equipes, a Fórmula 1 deve perguntar aos fãs se eles querem continuar com o formato de qualificação de sprint, que foi introduzido este ano. As corridas extras de sábado foram realizadas pela primeira vez nos GPs da Inglaterra e da Itália este ano. Embora a F1 tenha descrito o formato como um sucesso, o veredicto de fãs e pilotos não foi conclusivo.
A terceira e última rodada da corrida de qualificação deste ano será realizada no GP de São Paulo, em novembro. O chefe da Aston Martin, Otmar Szafnauer, afirmou que a F1 deve avaliar as opiniões dos fãs sobre o formato antes de decidir se continuará com ele. “Temos outro chegando no Brasil e depois disso teremos visto três trilhas diferentes e podemos decidir sobre o futuro, se o benefício de uma sexta-feira supera algumas das tradições que geralmente temos no sábado”.
“Acho justo que também escutemos os fãs. Talvez faça um pouco de um levantamento de torcedores para saber se os torcedores, tanto no circuito quanto em casa, o que eles preferem. Acho que devemos ouvir os fãs e se for mais popular entre eles, devemos fazer mais deles”, explicou Szafnauer.
A segunda corrida do formato em Monza gerou respostas mais negativas após a corrida ter se mostrado amplamente processional. “Silverstone para mim foi um pouco melhor, mas foi a primeira vez que fizemos isso”, disse Szafnauer. “Acho que no sábado não haverá tantas ultrapassagens como gostaríamos. As pessoas simplesmente se acomodam e é com isso que você acaba. Então, vamos ver o que acontece no Brasil e depois olhar tudo para trás e ver se faremos isso no futuro”.
O chefe da AlphaTauri, Franz Tost, vê pontos positivos e negativos no formato e também acredita que a F1 deve receber feedback dos fãs. “Acho que este formato é positivo e espero que talvez no próximo ano algumas corridas sejam adicionadas a este formato. O único ponto negativo que vejo é para os novatos, porque eles têm apenas uma sessão de treinos livres e depois vão direto para a qualificação. Isso não é fácil”.
O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, afirmou que o formato foi um “sucesso incrível” e ele quer que cerca de um terço das corridas no próximo ano o incluam. O diretor esportivo da Ferrari, Laurent Mekies, suspeita que o formato pode ser alterado, mas não descartado para a próxima temporada.
“Como você vê hoje, como você viu muitas vezes, o feedback inicial é muito bom de todos. Já tivemos muitas conversas com a FIA, com a Fórmula 1 nos vários grupos. Nós interagimos com eles e demos feedback. Então eu acho que é de se esperar que Stefano esteja planejando mais”, disse Mekies.
Só que o diretor esportivo da Ferrari também concorda que a opinião dos fãs é muito importante. “No entanto, é que esperar pelo terceiro teste para ver se queremos ajustar o formato para, talvez, modificar algumas das partes com base no que será o feedback dos fãs e o que todos nós pensamos”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
