O piloto Lando Norris afirmou que as novas regras da F1 projetadas para melhorar as ultrapassagens podem reduzir a quantidade de duelos de várias voltas entre pilotos durante as corridas desta temporada de 2022.
Os carros de F1 terão aparência e comportamento diferentes graças aos novos regulamentos técnicos, projetados para resolver o problema com o efeito do ar sujo. Quando questionado pelo site ‘RaceFans’ sobre os novos regulamentos, Norris disse que espera uma melhora acentuada na capacidade de os pilotos seguirem os rivais mais de perto.
“Eu só espero que, de fato, seja melhor. Por quanto, não tenho certeza. Espero que seja pelo menos perceptível para nós que podemos seguir esse pedaço melhor e mais perto e assim por diante”, disse o britânico.
Com essas mudanças, o piloto da McLaren espera uma mudança de estratégia das equipes nos sábados dos GPs. “Isso mudará muito as estratégias, pode mudar se sábados ou domingos são mais tendenciosos, na qual você vai colocar mais desempenho e esforço”.
Apesar de sua confiança, o jovem piloto também acredita que poderia haver menos batalhas de várias voltas para os fãs desfrutarem, como o do GP da Hungria na última temporada, onde Fernando Alonso conseguiu segurar Lewis Hamilton por algumas voltas. “Houve muitas grandes batalhas que você viu no ano passado por causa da dificuldade de ultrapassar”.
“Hamilton não conseguiu passar Alonso na Hungria porque era muito difícil de seguir e todos achavam que era uma das melhores batalhas da temporada. Considerando que talvez este ano, você vê Lewis passar em duas voltas e não vê esse lado. Você não consegue ver uma batalha tão boa”, explicou Norris.
Porém, o próprio britânico lembra que essa situação entre Alonso e Hamilton não ocorreu muito por causa da dificuldade do downforce. “Mas, por outro lado, não houve muitas batalhas porque assim que você fica dois segundos atrás de alguém, você perde o downforce e não pode fazer nada. Mas então este ano, se você chegar muito mais perto, poderá ultrapassar e poderá ver muito mais batalhas”.
