O piloto Fernando Alonso acredita que as novas regras da F1 introduzidas este ano falharam em seu objetivo de misturar o grid e tornaram o desempenho do piloto mais importante do que o carro.
A categoria passou vários anos pesquisando como melhorar o espetáculo, com uma solução conseguindo permitir que os carros se aproximassem um do outro para melhorar as chances de ultrapassagem. Entretanto, o bicampeão mundial sente que a F1 poderia ter feito mais.
“Os novos regulamentos deveriam aproximar todos os carros e várias equipes e pilotos poderiam ganhar corridas. A ordem da qualificação ainda é equipe por equipe, não piloto por piloto, então, em geral, o esporte deve continuar analisando isso e melhorá-lo”, afirmou Alonso.
Com os novos regulamentos, Alpine está mais forte, lutando por pontos e, às vezes, parecendo uma verdadeira candidata para vencer as principais equipes. Porém, ela permanece atrás das líderes do ano passado, Red Bull, Ferrari e Mercedes.
O piloto espanhol acredita que os novos regulamentos tornaram mais fácil competir, mas alerta sobre os pneus. “É fácil seguir os carros, aerodinamicamente não perdemos tanto quanto antes, mas os pneus ainda são um problema. Para acompanhar os carros ainda estamos danificando muito os pneus”.
“Os carros deste ano não são como a geração anterior de carros que conhecíamos muito bem e poderiam chegar ao circuito e o carro estava funcionando perto do ideal. Este ano você precisa de algum tempo para ajustar tudo”, concluiu Alonso.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
