A partir de 2022, o novo recurso de segurança de painéis de luz de alta tecnologia serão obrigatórias em todos os circuitos que hospedam as corridas de Fórmula 1 e MotoGP. Os painéis também devem ser instalados permanentemente em todos os locais que hospedam o Campeonato Mundial de Endurance, SuperBike de 2023 em diante. Para a F1, o promotor do campeonato é atualmente responsável pelo transporte dos painéis para os circuitos antes de um final de semana de corrida, antes de serem retirados para o próximo evento.
Como consequência, outras categorias de corrida não têm acesso aos painéis, que podem ser operados pelo controle de corrida ou pelos comissários ao lado da pista. Os painéis fornecem detalhes importantes aos pilotos, como informações sobre as bandeiras, períodos do safety car e condições climáticas. Devido ao novo regulamento, todas as pistas de Grau 1 da FIA que estão na programação da F1 terão os painéis de luz homologados pela especificação T1 como um recurso permanente. Já os circuitos da FIM que farão parte dos calendários de MotoGP, SuperBike serão necessários para instalar os painéis de luz homologados para T1 ou T2.
Este sistema continuará nas pistas de Grau 3 da FIA em 2024, que será forçada a configurar painéis de luz de especificação T3 que hospedam campeonatos da FIA. O fabricante britânico ‘EM Motorsport’ é o único criador que até agora passou com sucesso nos testes da FIA para painéis T1 e T2, no entanto, vários outros fabricantes estão em processo de homologação. A Pixelcom, empresa espanhola, é atualmente o único fornecedor dos painéis T3. “Este é outro passo importante na colaboração entre a FIA e a FIM na segurança do circuito. Isso vai garantir que todos os campeonatos que correm nesses circuitos de nível superior possam ter acesso às mais recentes inovações de segurança”, disse Stuart Robertson, chefe de circuito e segurança de Rally da FIA.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Quem ganha mais? Divulgado os salários dos pilotos de F1 em 2020:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
