No dia 22 de fevereiro, em 1949, um dos maiores pilotos da Fórmula 1 nasceu. Niki Lauda conquistou três Campeonatos Mundiais de F1 como piloto. Mais tarde, o austríaco trabalhou como consultor da Mercedes e desempenhou um papel fundamental no sucesso atual da equipe.
Lauda fez sua estreia na Fórmula 1 em 1971, no GP da Áustria pela equipe britânica March. Ele largou em 21º, mas subiu para 18º na primeira volta e permaneceu no final do grid antes de abandonar na 20ª volta da corrida.
Essa foi sua única corrida durante a temporada de 1971, mas retornou de forma permanente na temporada de 1972. Lauda fez mais 12 largadas por sua equipe de estreia, antes de se mudar para a BRM para a temporada de 1973 da F1.
No final daquela temporada, Lauda havia conseguido apenas dois pontos. Apesar da baixa pontuação, combinada com uma alta taxa de abandonos, a Ferrari se interessou e contratou Lauda, que logo obteve sucesso na Scuderia.
Em sua primeira corrida pela Ferrari, Lauda terminou em segundo. Sua primeira vitória veio durante o Grande Prêmio da Espanha de 1974. Foi apenas sua quarta apresentação com as cores da Ferrari.
O austríaco largou na pole, mas perdeu a liderança para Ronnie Peterson na primeira volta. Mas foi Lauda quem controlou a segunda metade da corrida, depois que Peterson abandonou devido a problemas de superaquecimento.
Ele venceu o Grande Prêmio da Holanda, e conquistou cinco pódios na temporada de 1974. Ele terminou em quarto lugar no Campeonato Mundial.
Mas tudo isso foi apenas um sinal do que estava por vir. Lauda encontrou uma fórmula de muito sucesso ao vencer 13 corridas nas três temporadas seguintes. Em duas dessas três temporadas, ele conquistou o título do Campeonato Mundial.
Um período de domínio em 1975 viu Lauda ganhar o título confortavelmente pela primeira vez. Lauda se envolveu em um grande acidente durante o Grande Prêmio da Alemanha de 1976, que o deixou com graves queimaduras. Ele perdeu apenas duas corridas e voltou ao pódio em dois meses.
O tempo de recuperação fenomenalmente curto manteve Lauda na luta pelo campeonato com James Hunt. No entanto, um abandono no final da temporada em Fuji significou que Hunt conquistou o título. Entretanto, esse abandono ocorreu depois de apenas uma volta, com Lauda parando por conta própria, afirmando que as condições estavam demasiado perigosas para correr devido à grande chuva que estava caindo sobre o circuito.
Mas ele voltou ao topo em 1977. Ele não marcou nenhum ponto durante os dois últimos eventos da temporada, o que destaca ainda mais seu forte desempenho no meio do ano. Ele correu pela Ferrari 57 vezes antes de uma temporada de dois anos com a Brabham.
Seu tempo na Brabham terminou repentinamente. Seguiu-se uma difícil temporada de 1979 e sua frustração cresceu com o time Brabham. Ele desistiu do Grande Prêmio do Canadá e rapidamente anunciou sua aposentadoria do esporte.
Isso não foi o fim, no entanto. Após um breve hiato, ele retornou à categoria em 1982 para correr pela McLaren. Correndo primeiramente ao lado de John Watson e depois Alain Prost. Durante o último GP da temporada de 1984, Prost e Lauda lutaram pelo título. Prost venceu esta corrida e estava prestes a conquistar o título até que Nigel Mansell teve alguns problemas na pista.
Isso empurrou Lauda para o segundo lugar, dando-lhe pontos suficientes para vencer o Campeonato Mundial. Essa foi a margem mais apertada de todos os tempos, com apenas meio ponto entre os dois. Depois de 58 Grandes Prêmios na equipe britânica, Lauda encerrou sua carreira de piloto definitivamente.
Durante essas 13 temporadas, Lauda conseguiu vencer 25 corridas de Fórmula 1. O suficiente para mantê-lo entre os 10 primeiros com mais vitórias de todos os tempos até hoje. Lauda era um dos membros mais populares do paddock. Quando ele faleceu em maio de 2019, o mundo da F1 ficou muito triste.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: AlphaTauri AT02, data de lançamento da Red Bull e estreia do Drive to Survive:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
