Neste sábado (19), a FIA divulgou o relatório final sobre a última corrida de 2021 em Abu Dhabi. As equipes Mercedes e Red Bull foram criticadas pela FIA pelo Conselho Mundial de Automobilismo, que alegou serem mensagens de rádio aumentaram a pressão sobre o diretor de corrida Michael Masi no final do GP de Abu Dhabi.
O órgão regulador do automobilismo mundial divulgou seu resumo executivo, com objetivo de “tirar quaisquer lições” do que se desenrolou no controverso final da temporada do ano passado e fornecer “claridade aos regulamentos atuais para preservar a natureza competitiva do nosso esporte, garantindo a segurança dos pilotos e oficiais”.
Parte de suas descobertas se concentrou nas comunicações de rádio entre as equipes de F1 e Masi. Foi alegada influência indevida da Red Bull, em particular, enquanto Toto Wolff também usou o sistema para expressar sua raiva. Depois de detalhar as trocas de rádio entre o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, e o gerente da equipe, Jonathan Wheatley, para Masi e Wolff, a FIA sentiu que seu ex-diretor de corrida foi indevidamente pressionado.
“O consenso dos envolvidos na análise detalhada e no exercício de esclarecimento foi que as respectivas comunicações ao diretor de corrida pelos chefes da Red Bull e da Mercedes durante as voltas finais do GP de Abu Dhabi 2021 tiveram um impacto negativo no bom andamento da corrida. As voltas finais porque distraíam quando o diretor de corrida precisava se concentrar em tomar decisões difíceis e pressionadas pelo tempo”, afirmou o relatório.
Dado que Masi estava tentando administrar a situação na pista após o acidente de Nicholas Latifi e a subsequente implantação do safety car, o relatório descobriu que as comunicações não eram necessárias para o bom andamento da corrida.
“O consenso foi que eles pressionam o diretor de corrida em um momento crítico. E podem tentar influenciar (direta ou indiretamente, intencionalmente ou não) as decisões tomadas pelo diretor de corrida”, explicou o relatório.
O Conselho Mundial de Automobilismo deixou claro que devem ser restritas e não causar distrações. “As comunicações entre (por um lado) equipes de F1 e (por outro lado) o diretor de corrida durante uma corrida deve ser restrito para que o diretor de corrida seja livre para desempenhar seu papel crucial sem interrupções e distrações desnecessárias”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
