Masi diz que punições de grid na F1 serão penalidades fixas e com pouca margem de mudanças

O diretor de corridas da FIA, Michael Masi, confirmou que futuras quedas no grid por infrações às regras serão penalidades fixas com pouca margem de manobra para mudanças. Uma confusão surgiu no domingo, pouco antes do GP do Catar depois de penas foram emitidas para Mercedes, de Valtteri Bottas, e a Red Bull, de Max Verstappen.

O piloto da Mercedes foi inicialmente punido com uma queda de três lugares por não respeitar as bandeiras amarelas de um único aceno. Com isso, Bottas foi rebaixado de terceiro para sexto lugar no grid.

Pouco depois, Verstappen recebeu uma queda de cinco posições por ignorar as duas bandeiras amarelas pelo mesmo incidente envolvendo Gasly. O líder do campeonato se classificou em segundo lugar e, ao cair para o sétimo, pareceu promover o Bottas uma posição para a quinta, já que a FIA normalmente aplica as penalidades na ordem em que são emitidas.

Porém, Masi esclareceu que o número de posições que um piloto cai corresponderá à penalidade aplicada. “Como já falamos antes, são penalidades fixas. Se você olhar para todas as penalidades de grid que são aplicadas, pensando nas penalidades do motor e tudo mais, elas são penalidades fixas. Se forem cinco, você cumprirá os cinco completos”.

No GP do Catar, houve mais confusão quando o grid provisório e oficiais foram publicadas. No provisório, Bottas era o quinto e Carlos Sainz era sexto, como era esperado. No entanto, o grid oficial mostrou Bottas e Sainz em suas vagas iniciais de sexto e quinto, respectivamente.

Quando q uestionado sobre o motivo da discrepância entre os grids provisórios e oficiais que foram publicadas com apenas 22 minutos de intervalo, Masi revelou que foi um erro. “Um erro puramente administrativo”.

 

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.